Como a IA está mudando o turismo – e o que você precisa fazer para acompanhar?

Alexandre Kavinski palestrante na Convencao CVC Como a IA está mudando o turismo – e o que você precisa fazer para acompanhar?

Alexandre Kavinski destacou as mudanças com as novas tecnologias (Ana Azevedo/M&E)

A inteligência artificial já está transformando o turismo, mas o futuro do setor não será definido apenas por essa tecnologia. Durante palestra na Convenção de Vendas da CVC 2025, Alexandre Kavinski destacou que as revoluções tecnológicas nunca acontecem isoladamente. “Não fiquem focados apenas na IA. Ainda estamos vivendo essa revolução, mas novas tecnologias vão surgir e se acumular.”

Ele explicou que a velocidade das mudanças tem aumentado. “Quando você sente que tudo está mudando, não é só impressão. São várias inovações chegando ao mesmo tempo”, afirmou. O impacto disso no turismo é direto: consumidores mais exigentes, acesso a um volume maior de informações e novas expectativas em relação às viagens.

Um dos principais desafios para o setor será atender à demanda por personalização. “O consumidor quer personalização, hiperpersonalização, e quer isso passando o mínimo de informações possível”, disse Kavinski. “A gente, junto com a IA, precisa entender como entregar isso da melhor forma.”

O acesso facilitado à informação mudou o comportamento do viajante. Se antes ele dependia exclusivamente dos agentes para obter detalhes sobre destinos e roteiros, hoje ele chega com uma pesquisa prévia extensa. Os buscadores e ferramentas de IA ajudam a organizar esse excesso de informações, mas não substituem a necessidade de um atendimento qualificado.

Nesse contexto, a CVC aposta na capacitação de seus agentes para lidar com esse novo cenário. “A ideia é que vocês saiam empoderados para lidar com tudo isso”, reforçou Kavinski. A chave, segundo ele, é equilibrar inovação tecnológica e atendimento personalizado para se manter relevante diante das novas exigências do mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.