Anatel investiga envio de alerta falso de terremoto para celulares

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta sexta-feira (14/2) a abertura de um processo administrativo para investigar o envio equivocado de alertas de  terremoto para moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


O que aconteceu

  • Moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira, alerta do Google para terremoto com epicentro a 55 quilômetros de Ubatuba, no litoral do estado paulista.
  • O alerta foi enviado por volta das 2h20 para celulares com sistema operacional Android e indicou as magnitudes estimadas de 4,4 e 5,5.
  • Segundo a Defesa Civil de São Paulo, não foi registrado abalo sísmico no estado.
  • O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), uma das principais fontes de monitoramento sísmico global, também não registrou tremor na região.

A Defesa Civil de São Paulo afirmou que não emitiu nenhum alerta sobre o terremoto nesta data e que também não houve registro de ocorrências relacionadas ao caso pelas equipes municipais.

Segundo a Anatel, a investigação busca entender como esses alertas são gerados e distribuídos por meio das redes de telecomunicações.

Após consulta aos envolvidos, a agência informou que as notificações não partiram das operadoras de telefonia nem do Sistema Nacional de Defesa Civil, que utiliza a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).

O alerta foi emitido diretamente pelo Google para usuários do Android, sem relação com o sistema oficial Defesa Civil Alerta.

“Considerando o caso noticiado e o impacto causado na população, a Anatel instaurou um processo administrativo para avaliar a situação em detalhes, a fim de compreender os mecanismos de geração e de disseminação de tais alertas via redes de telecomunicações”, afirmou a Anatel.

O órgão regulador declarou que, caso sejam identificadas irregularidades, tomará as medidas necessárias junto à empresa responsável para evitar novas falhas. A Anatel destacou ainda a importância de preservar “a eficácia e a credibilidade do Defesa Civil Alerta perante a sociedade”.

Google desativa sistema no Brasil

Diante do incidente, o Google anunciou que desativou o sistema de alerta de terremotos do Android no Brasil e pediu desculpas pelo ocorrido.

A empresa afirmou que está investigando a falha e reforçou que a funcionalidade não pretende substituir os sistemas de alerta oficiais.

“Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, disse o Google em nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.