A vista de Damares ao Itamaraty de Lula

Nova presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, a bolsonarista Damares Alves (Republicanos-DF), esteve nesta semana no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do governo Lula.

Na quarta-feira (19/2), mesmo dia em que se elegeu presidente da comissão, Damares foi recebida no Itamaraty pelo embaixador André Corrêa do Lago, escolhido por Lula como presidente da COP 30, que acontecerá em Belém.

3 imagens

Damares foi ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro

 Damares Alves (Republicanos-DF)
1 de 3

Damares Alves com o embaixador André Corrêa do Lago

Divulgação

2 de 3

Damares foi ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro

Geraldo Magela/Agência Senado

3 de 3

Damares Alves (Republicanos-DF)

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Segundo aliados, a senadora bolsonarista pediu a audiência com o embaixador para cobrar a criação de um comitê para prevenir o tráfico de pessoas e o abuso sexual de crianças e adolescentes durante a COP 30.

Como noticiou a coluna, antes mesmo de assumir a comissão no Senado, Damares já vinha cobrando o governo Lula sobre o tema. Ela chegou a enviar um ofício a Corrêa do Lago para tratar do assunto.

Na audiência de quarta, Damares também lembrou ao embaixador que enviou um ofício em 2024 para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, solicitando a criação do comitê. Entretanto, o pedido nunca foi respondido.

Segundo aliados de Damares, que é ex-ministra do governo Bolsonaro, o presidente da COP 30 se comprometeu a articular o comitê em conjunto com os ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.