Vegetal barato diminui inflamação e tem ação antioxidante; saiba qual

Incluir vegetais na dieta é crucial para manter a saúde, especialmente pela grande quantidade de vitaminas e minerais que esses alimentos oferecem. Entre as diversas opções, o repolho se destaca por ser rico em vitamina C, fibras e vitamina K, mas muitos deixam o vegetal de lado na rotina alimentar.

De acordo com a nutricionista Daniela Lasman, o repolho contém substâncias capazes de modular processos fisiológicos e metabólicos ocorridos no organismo. “Possui ação antimicrobiana, antitrombótica, antineoplásica, anti-inflamatória, antioxidante e anticarcinogênica”, afirma.

3 imagens

O repolho ajuda a proteger o organismo de infecções

Apesar de rico em nutrientes, muitas pessoas deixam o repolho fora da dieta
1 de 3

Repolho aumenta a saúde intestinal, ajuda a emagrecer e também previne doenças

Getty Images

2 de 3

O repolho ajuda a proteger o organismo de infecções

Getty Images

3 de 3

Apesar de rico em nutrientes, muitas pessoas deixam o repolho fora da dieta

Entre as vantagens que o alimento oferece estão a redução da dor, diminuição da inflamação e o fortalecimento da imunidade. Esses benefícios são oferecidos pela vasta quantidade de nutrientes presentes no vegetal, como vitamina C e E, minerais, carotenóides e antocianinas.

Além disso, a nutricionista destaca que as antocianinas interferem diretamente nos danos relacionados aos vasos sanguíneos em virtude de ação vasodilatadora, que tem efeito anti-inflamatório. A substância é encontrada especialmente no repolho roxo e, além de ter um alto poder antioxidante, é a responsável pela coloração do vegetal.

Repolho roxo
O repolho roxo é uma das melhores opções do vegetal

Melhor forma de consumir o repolho

Segunda a nutricionista Daniela Lasman, a melhor forma de aproveitar os nutrientes e benefícios oferecidos é consumir o vegetal cru. Apesar disso, ela afirma que o alimento pode ser ingerido de diversas formas.

Para os que sofrem com gases, ela indica fazer o pré-cozimento. “Diminui o processo de fermentação intestinal, pois ele é rico em rafinose”, ressalta a nutricionista.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.