Onda de calor se intensifica e temperatura pode chegar a 40ºC no RS nesta terça-feira

Após um curto período de trégua, o Rio Grande do Sul voltou a ter dias de calor intenso. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pela terceira vez em 2025, o Estado vive uma onda de calor. Nesta segunda-feira (24), o órgão ferderal emitiu um alerta que abrange grande parte do território gaúcho, por conta das altas temperaturas previstas. 

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Onda de calor se intensifica e temperatura pode chegar a 40ºC no RS nesta terça-feira | abc+



Onda de calor se intensifica e temperatura pode chegar a 40ºC no RS nesta terça-feira

Foto: Gilberto Santos/Especial

O comunicado, classificado pela cor amarela e que indica que o grau de severidade é de perigo potencial, diz que até quarta-feira (26) a temperatura deve ficar 5ºC acima da média no RS e com isso há risco para saúde. 

Leia mais: Motorista é flagrado arrastando cavalo no asfalto em São Leopoldo

Contudo, a semana já começou quente no Estado. A rede oficial do Inmet apontou que as máximas hoje no Estado foram de 38,1ºC em Santiago e em Quaraí; 37,7ºC em São Borja; 37,5ºC em São Vicente do Sul; 37,3ºC em Campo Bom; 37,0ºC em São Luiz Gonzaga; 36,8ºC em Teutônia; 36,5ºC em Alegrete e São Gabriel; 36,4ºC em Santa Maria; e 36,0ºC em Uruguaiana.

Em Porto Alegre, durante a tarde foi registrado máxima de 35,9ºC na estação meteorológica convencional do bairro Jardim Botânico. Porém, conforme a MetSul Meteorologia, na região sul da Capital foi observada a máxima de 33,7ºC na estação do Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Belém Novo. 

Veja também: VÍDEO: Algas transformam paisagem e assustam turistas e veranistas na Argentina; entenda o fenômeno

A empresa especializada em meteorologia afirma modelos numéricos reforçam que esse novo período de altas temperaturas está longe do fim. Já nesta terça-feira (24), as marcas devem se elevar em parte do Estado na medida em que a massa de ar quente de origem tropical se intensifica sobre o território gaúcho e reforça a onda de calor. 

Conforme o prognóstico, a maioria das cidades gaúchas terão máximas acima de 35ºC durante a tarde e em alguns pontos as marcas podem ficar ao redor dos 40ºC. “Porto Alegre deve ter entre 37ºC e 38ºC nesta terça, mas cidades da região metropolitana podem marcar até 38ºC a 39ºC”, indica a MetSul. 

O que esperar nos próximos dias 

Na quarta-feira (26), o calor seguirá intenso no RS, com marcas parecidas das previstas para o dia anterior. Mas, segundo a MetSul, os vales, a Grande Porto Alegre e o litoral norte, podem ter marcas altas, onde as máximas podem ficar perto ou ao redor dos 40ºC. 

Já na quinta-feira (27), o aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e até temporais isolados devem frustrar aquecimento maior em várias cidades gaúchas, mas a tendência é que apesar da instabilidade, o calor continue. “Apenas as máximas não devem ser tão altas quanto na primeira metade da semana”, observa a MetSul. 

Fevereiro termina na sexta-feira (28). O último dia do segundo mês do ano tem previsão de chuva isolada para várias regiões, porém o calor de aumentar em parte do Estado e a temperatura volta a passar de 35ºC em áreas da Grande Porto Alegre e dos vales. 

Mais 10 dias de calorão 

Os gaúchos devem ficar atentos e preparados, pois essa nova onda de calor vai durar muitos dias. 

“Rodadas de modelos de previsão do tempo de hoje confirmam a tendência já esboçada no fim de semana de que a onda de calor vai longe. Modelos como o norte-americano GFS e o europeu, dentre outros, apontavam que a onda de calor deve se estender ao menos até o final da primeira semana de março”, alerta a MetSul. 

Os especialistas da empresa de meteorologia afirmam que o RS terá temperaturas altíssimas e muito acima da média de março ao longo da semana que vem. “Tudo indica que teremos mais dez dias de calorão, no mínimo”, finaliza o prognóstico da MetSul. 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.