Apple consertará bug que troca a palavra “racista” por “Trump”; vídeo

A Apple informou, nesta quarta-feira (26/2), que vai consertar um bug na ferramenta de ditado automático do iPhone, após alguns usuários relatarem que era sugerida a palavra “Trump” quando diziam “racista”.

“Estamos cientes de um problema com o modelo de reconhecimento de fala que alimenta o ditado, e estamos implementando uma correção”, informou um porta-voz da Apple.

Veja o vídeo:

O assunto ganhou destaque nos EUA, após uma postagem na rede social Tik Tok viralizar. No vídeo, o usuário mostrava que a ferramenta de conversão de voz em texto às vezes exibia brevemente a palavra “Trump” quando dizia “racista”. Após a repercussão, vários outros vídeos semelhantes foram postados.

A Apple informou que o bug ocorreu em decorrência da ferramenta que exibia palavras com “sobreposição fonética” antes que a “palavra pretendida” fosse identificada, o que neste caso incluía palavras com a consoante “r”.

A Apple tem mostrado resistência à aplicação de ordens executivas de Trump que anulam medidas de diversidade, equidade e inclusão no governo federal, ao contrário do Google, Amazon e Meta.

Na terça-feira (25/2), os acionistas da Apple rejeitaram uma proposta para a empresa abandonar os próprios programas de diversidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.