VÍDEO: Mais uma construção irregular é derrubada em Novo Hamburgo

Uma construção foi derrubada no final da tarde desta quarta-feira (26), no bairro Liberdade. Esse é o terceiro imóvel demolido pelo poder público em 2025.

O proprietário da residência não estava residindo no local. A obra começou há dois anos, enquanto isso, ele permanecia na casa de familiares. 

Construção derrubada no bairro Liberdade. | abc+



Construção derrubada no bairro Liberdade.

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

O homem, que preferiu não se identificar, recebeu a notificação no sábado (22), informando que era para derrubar a obra em até quatro dias, caso contrário, a própria prefeitura realizaria. Ele gastou aproximadamente R$ 22 mil em materiais de construção, pois o mesmo era o responsável por erguer a casa.

LEIA TAMBÉM: “Eu vendi um carro para construir essa obra e agora perdi tudo”, lamenta proprietária de construção demolida pela Prefeitura

Segundo o morador, após receber a notificação, ele procurou a Prefeitura pedindo ajuda para comprar um terreno ou apoio para ter uma casa. No entanto, foi comunicado que a única ajuda que poderiam prestar seria derrubar a construção ao invés dele.

Residindo no local há nove anos, ele afirmou que a residência anterior, de madeira, começou a se deteriorar. Foi quando percebeu que precisava construir uma casa mais resistente.

Os moradores da rua informaram que ao passar com a máquina para demolir a construção, os fios de luz foram arrancados e quatro casas da rua estão sem energia elétrica.

A mãe de três filhos, Daiana Martins da Silva, 39 anos, está com a filha de um ano e dez meses febril em casa. “Eles não falaram nada, simplesmente tiraram os fios e saíram, eles tratam a gente como invasor. Só que há oito anos atrás a gente entrou com o pedido, está na Justiça que a gente queria legalizar. Não é bagunça, é tudo família, a gente comprou o terreno de outros e construímos”, relata.

CONFIRA: O que o prefeito de Novo Hamburgo diz sobre notificações que ameaçam demolir casas em áreas públicas

Conforme o secretário Anderson Bertotti, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), esta e as demais intervenções já realizadas não ocorrem em locais de moradia.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

“A Prefeitura está trabalhando para evitar novas invasões, mas não estamos demolindo a casa de ninguém”, explica. 

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.