Quaest: Cláudio Castro é aprovado por 42% e reprovado por 48% no Rio

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), tem 42% de aprovação, conforme pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta quinta-feira (27/2). Há 48% que desaprovam a gestão, e 10% afirmaram não saber ou não responderam.

Em relação à avaliação do governo Castro, a Quaest afirma que ele tem 24% de avaliações positivas, 35% de regular e 31% de negativa. Também houve 10% que afirmaram não saber ou não responderam. O levantamento não apresentou rodadas anteriores para este indicador.

Cláudio Castro obtém os maiores índices de avaliação positiva entre homens (25%), pessoas de 31 a 51 anos (25%), até o ensino fundamental e na faixa escolar de ensino médio completo ou incompleto (26%) e renda superior a 5 salários mínimos (27%). Tanto entre católicos quanto entre evangélicos, a aprovação de Castro é de 25%.

O levantamento da Quaest também perguntou aos entrevistados sobre as intenções de voto para as próximas eleições para governador, em 2026. Para 39% dos entrevistados, Castro merece indicar um sucessor. Por outro lado, há 52% que entendem que não. Outros 9% afirmaram não saber ou não responderam.

Eleições 2026

Para a sucessão a Castro, foi feito apenas um cenário estimulado. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), aparece na dianteira, com 29%. O segundo colocado é o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 20%. Os outros nomes são:

Benedita da Silva (PT): 7%

Washington Reis (MDB): 5%

Rodrigo Bacellar (União): 2%

Monica Benicio (PSol): 1%

O nome de Thiago Pampolha (União Brasil) também apareceu no questionário estimulado, mas não pontuou. Os indecisos são 12%. Brancos, nulo e os que dizem que não vão votar somam 24%. O nome do governador Cláudio Castro não aparece como opção porque ele está no segundo mandato e não pode mais se reeleger.

A pesquisa foi realizada de 19 a 23 de fevereiro e ouviu 1.404 pessoas. Foram consultadas pessoas com 16 anos ou mais, e a aplicação dos questionários foi realizada “face a face”. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.