Paraná se reúne com Avianca em busca de nova rota aérea entre Foz do Iguaçu e Bogotá

Marcelo Martini do Parana scaled Paraná se reúne com Avianca em busca de nova rota aérea entre Foz do Iguaçu e Bogotá

Marcelo Marini, diretor de Operações e COO do Viaje Paraná (Natália Strucchi/M&E)

BOGOTÁ – O Estado do Paraná tem ampliado sua presença em feiras internacionais com o objetivo de fortalecer o turismo e atrair mais visitantes estrangeiros. Durante a Vitrina Turística da ANATO, na Colômbia, onde o Paraná é um dos coexpositores brasileiros, o diretor de Operações e COO do Viaje Paraná, Marcelo Martini, destacou a importância da conexão com o mercado colombiano, que tem grande potencial para destinos como Foz do Iguaçu, Curitiba, Campos Gerais e o litoral paranaense. Em uma reunião com a Avianca, intermediada pela concessionária CCR, foram reforçadas as negociações para estabelecer uma nova rota direta entre Bogotá e Foz do Iguaçu.

A proposta inclui a apresentação de dados sobre os investimentos realizados no estado para fortalecer sua infraestrutura turística. “O Governo do Paraná e a Itaipu Binacional estão investindo mais de R$ 1 bilhão em Foz do Iguaçu, o que inclui melhorias na infraestrutura viária, ampliação da rede hoteleira e novos atrativos turísticos, como a instalação de uma antena do Centro Pompidou na cidade. Esse projeto cultural deve incrementar significativamente o fluxo de visitantes na região”, ressalta.

Outro argumento apresentado à companhia aérea foi a grande oferta de leitos em Foz do Iguaçu, que supera os 30 mil, além da proximidade com Ciudad del Este, no Paraguai, que tem cerca de 500 mil habitantes com forte conexão com a cidade brasileira. A rota proposta também poderia suprir a demanda deixada pela suspensão do voo da Latam entre Lima e Foz do Iguaçu, descontinuado durante a pandemia.

Outro ponto abordado na reunião foi a infraestrutura aeroportuária do estado. Curitiba enfrenta desafios devido às condições da pista do Aeroporto Afonso Pena, que impede decolagens com tanque cheio. No entanto, uma nova pista já está prevista para construção, com previsão de conclusão nos próximos dois anos. “Em contrapartida, o Aeroporto de Foz do Iguaçu já recebeu quase R$ 500 mil em investimentos da CCR, incluindo ampliação do terminal internacional e novas adequações na pista. Com a homologação prevista para os próximos meses, Foz do Iguaçu terá a maior pista do Sul do Brasil, podendo receber aeronaves de companhias internacionais como TAP, Air France e KLM”, explica Martini.

A expansão da malha aérea é uma prioridade do governo estadual, que busca estreitar relações com empresas aéreas e ampliar o número de voos internacionais. “A Avianca demonstrou grande interesse na proposta, e agora depende de um trabalho conjunto entre o governo do Paraná, a prefeitura de Foz do Iguaçu, a CCR e a própria companhia para consolidar essa nova rota”, concluiu Martini.

O M&E viaja com proteção GTA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.