Carnaval do Recife tem início oficial com grandes nomes da música brasileira, veja fotos

Carnaval Recife

Ney Matogrosso foi uma das principais atrações do primeiro dia de carnaval no Recife (Ana Azevedo/M&E)

RECIFE – Começou oficialmente nesta quinta-feira (27) o Carnaval do Recife, que neste ano coloca o povo no centro do tema. Com o slogan “Carnaval do Recife. É gente”, a festa destaca a diversidade cultural da cidade e sua vocação para a folia de rua. Serão seis dias de programação, mais de 3 mil apresentações e 50 polos espalhados pela cidade, garantindo um evento inclusivo e acessível a todos.

A movimentação econômica também ganha força, com expectativa de gerar R$ 2,7 bilhões, superando os R$ 2,4 bilhões registrados no ano passado. A ocupação hoteleira já ultrapassa 98%, reforçando o Recife como um dos principais destinos do período.

  • Subida do Galo da Madrugada marca início do Carnaval do Recife, recordes são esperados
  • Azul anuncia patrocínio no Carnaval de Recife, principal hub da companhia na região
  • Prévias do Carnaval do Recife têm Bloco Maluco Beleza e Baile Municipal

Para atender à demanda, o Aeroporto Internacional do Recife contará com mais de 200 voos extras, incluindo 32 operados pela Azul, enquanto o Terminal Rodoviário deve receber cerca de 39 mil passageiros durante os dias de festa.

“O Carnaval do Recife é multicultural e democrático, feito pelas pessoas e para as pessoas. Nosso desafio é sempre surpreender, encantar e fazer um carnaval cada vez maior”, afirmou a coordenadora do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

Festa para todos os gostos

Recife carnaval

Aos 83 anos, Ney promoveu um espetáculo (Ana Azevedo/M&E)

A programação traz mais de 98% das atrações formadas por artistas locais, fomentando a cena cultural pernambucana. No Marco Zero, principal palco da folia, grandes nomes da música nacional e regional se apresentarão, como Ney Matogrosso, Alcione, Xamã, Elba Ramalho, Nação Zumbi, Alceu Valença, Priscila Senna, João Gomes e Ferrugem. O evento também homenageará Elba Ramalho, Marron Brasileiro e a Troça Abanadores do Arruda.

“A festa movimenta a economia, beneficia trabalhadores de todos os setores e faz o Recife pulsar. São mais de 50 mil postos de trabalho gerados, do catador ao vendedor ambulante, do artista ao produtor”, afirmou o prefeito João Campos.

A TV Conecta Recife fará a transmissão ao vivo dos shows do Marco Zero, garantindo que foliões de todo o Brasil acompanhem a festa.

Estrutura e serviços para os foliões

Carnaval Recife

Diversas câmeras estão espalhadas pelo Recife para monitorar e garantir a segurança dos foliões (Ana Azevedo/M&E)

Para garantir comodidade e segurança ao público, a Prefeitura do Recife disponibilizou a Central do Carnaval, um espaço com serviços essenciais, incluindo farmácias, caixas eletrônicos, fraldário gratuito, assistência de saúde e um ponto de achados e perdidos.

Uma novidade deste ano é a Rota da Folia, um projeto piloto de transporte gratuito para turistas hospedados na cidade, facilitando o acesso ao centro da festa.

“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a mobilidade e o bem-estar dos turistas. Se der certo, queremos expandir para os próximos anos”, explicou o secretário de Turismo do Recife Thiago Angelus.

Além disso, os Centros de Atendimento ao Turista (CATs) estarão distribuídos em pontos estratégicos, como Aeroporto, Terminal Rodoviário, Boa Viagem e Praça do Arsenal, oferecendo informações e suporte aos visitantes.

A segurança também foi reforçada, com câmeras de monitoramento espalhadas pelo perímetro da festa. “Não queremos apenas transmitir uma sensação de segurança, mas garantir que todos possam aproveitar o carnaval com tranquilidade”, destacou Angelus.

Símbolo do Carnaval

Recife carnaval

O Galo da Madrugada deste ano foi feito 100% de materiais recicláveis (Ana Azevedo/M&E)

Galo da Madrugada, homenagens e atrações
Um dos símbolos do carnaval recifense, o Galo da Madrugada, chega em 2025 com um forte apelo sustentável. Criado com materiais recicláveis e homenageando o meio ambiente, o galo deste ano reforça a inclusão ao abordar a causa do autismo e valorizar a cultura popular.

Galeria Carnaval do Recife

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.