Sicredi Origens RS abre inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2025

Desde o dia 1º de fevereiro estão abertas as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social 2025 da Sicredi Origens RS. Confira os critérios aqui. O programa existe desde 2018 e através dele os associados destinam parte dos resultados da Cooperativa para apoiar a sociedade, por meio de projetos que desenvolvam a cultura, educação, esporte, saúde, segurança, sustentabilidade e emergenciais. Após a pré-seleção todos passam por uma análise do comitê formado por associados, coordenadores de núcleo, de cada região onde as ações serão implementadas.

Agência da Sicredi Origens RS em Esteio | abc+



Agência da Sicredi Origens RS em Esteio

Foto: Divulgação

Para o presidente da Sicredi Origens RS, Ronaldo Sielichow, o Fundo de Desenvolvimento Social é um dos diferenciais do Sicredi. O associado, enquanto dono do negócio, não só destina parte do seu resultado para melhorar a qualidade de vida na sua região, como escolhe os representantes que irão participar da seleção dos projetos, as entidades contempladas e os recursos destinados.

Segundo ele, o programa só se viabiliza quando o associado utiliza os produtos e serviços da Cooperativa e através da geração de mais resultado possibilita que os recursos sejam destinados para um número maior de projetos locais. “A cada ano o programa reafirma a nossa proximidade e compromisso com os associados e com a sociedade. Construímos laços de confiança e crescemos juntos”, comenta.

Apoio em mais de 740 projetos da comunidade

Conforme a coordenadora de Programas Sociais da Sicredi Origens RS, Cristina Martinenco, já foram destinados mais de R$ 5 milhões em mais de 740 projetos oriundos de entidades sem fins lucrativos e associadas da Cooperativa nos nove municípios onde atua — Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão. “Além disso, no período das enchentes, que acometeram o Estado e a nossa região em maio do ano passado, a Sicredi Origens RS investiu mais de R$ 4 milhões para apoiar os associados e a sociedade, sendo uma parte deste recurso proveniente do Fundo de Desenvolvimento Social”, detalha.

Ela explica que, neste ano, as inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Social seguem abertas até dia 14 de março, mas é importante que as entidades interessadas consultem o regulamento com antecedência, pois foram incluídos critérios como tempo mínimo de associação na cooperativa e curso de formação. “O propósito do nosso pilar social é contribuir com o desenvolvimento e qualidade de vida nas regiões onde estamos presentes. Por isso, em 2025, será indispensável que as entidades participem do curso de formação Fundo Social: Como Elaborar Projetos Sociais. Ele é online, gratuito e está disponível no nosso site”, frisa.

Entidade contemplada pelo Fundo de Desenvolvimento Social na região

Programas Sociais da Sicredi Origens RS | abc+



Programas Sociais da Sicredi Origens RS

Foto: Divulgação

Em Esteio, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi uma das entidades contempladas pelo Fundo de Desenvolvimento Social nos anos de 2022 e 2023. A associação existe desde 1966 e presta um serviço de atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, que inclui atendimento clínico, assistência social e uma escola de ensino fundamental e médio. Atualmente, são atendidas 2 mil pessoas (entre bebês, crianças, adultos e idosos) oriundos de Esteio e outros municípios da região.

Segundo o diretor financeiro da Apae Esteio, Cézar Miguel Girardi, a entidade também disponibiliza cerca de 60 profissionais (professores, psicólogos e psicopedagogos) para atendimento nas salas de recursos das escolas que integram a rede pública de ensino de Esteio. Ele reforça a importância da parceria com a Sicredi Origens RS para a melhoria de alguns atendimentos. “Somos associados da agência Sicredi Esteio. Fomos contemplados em dois anos e foi através dos recursos financeiros recebidos via Fundo de Desenvolvimento Social que realizamos a compra de itens pedagógicos para serem utilizados durante os atendimentos e, em outro ano, conseguimos adquirir quadros novos para as salas de aula da Escola de Ensino Fundamental e Médio Novo Horizonte, que tem 150 alunos e é mantida pela Apae”, comenta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.