Latam anuncia início de operações em Fernando de Noronha

IMG 20250228 WA0009 e1740753176676 Latam anuncia início de operações em Fernando de Noronha

Guarulhos-Fernando de Noronha será a primeira operação da companhia no destino pernambucano e passagens aéreas já estão disponíveis (Divulgação/Latam)

A Latam começará a voar de São Paulo (SP) para Fernando de Noronha (PE) em 1º de maio deste ano. As passagens aéreas para a primeira operação da companhia na ilha já estão disponíveis em latam.com e demais canais. A rota inédita da Latam é um esforço conjunto da companhia com o Governo de Pernambuco para aumentar a conectividade do estado e contará com um voo diário de 3h50 de duração a partir do aeroporto de Guarulhos. Será operada com aeronaves Airbus A319 (capacidade para 126 passageiros em cabine Economy e 12 passageiros em cabine Premium Economy). Decolará de Guarulhos às 7h40 (hora local) e de Fernando de Noronha às 13h15 (hora local).

“A Latam está aproximando o mundo de Fernando de Noronha porque investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil. Esse é mais um capítulo do nosso compromisso com o crescimento da aviação brasileira. Nenhuma outra empresa aérea investiu tanto neste país nos três últimos anos”, analisou Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Atualmente, Guarulhos é o grande hub da Latam com todo o Brasil e outros países, com conexões para outros 49 aeroportos nacionais e 90 no exterior.

PROJETO ILHAS: LATAM VAI PROMOVER SUSTENTABILIDADE EM NORONHA

A Latam está comprometida com a Sustentabilidade das suas operações em Fernando de Noronha. Por isso, vai incorporar o destino brasileiro no seu Projeto Ilhas, que tem como objetivo recolher e dar a destinação correta no continente para todos os resíduos produzidos dentro das aeronaves e nas suas manutenções em solo nesses voos, priorizando fornecedores e parceiros que também adotam políticas sustentáveis. O Projeto Ilhas já foi implementado em outros 3 destinos insulares icônicos atendidos por voos da Latam na América do Sul: San Andrés (Colômbia), Galápagos (Equador) e Ilha de Páscoa (Chile).

Adicionalmente, a companhia está comprometida em priorizar a redução do uso de plásticos descartáveis nos voos para Fernando de Noronha, substituindo-os por alternativas reutilizáveis, biodegradáveis ou compostáveis sempre que possível.

Na chegada a Fernando de Noronha, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco e a Administração da Ilha, os passageiros da Latam receberão informações sobre as regras ambientais locais, incluindo restrições ao uso de plásticos e o descarte correto de resíduos, por meio de vídeos informativos e materiais educativos digitais (como QR codes). Nessas comunicações, a Latam também vai orientar os clientes sobre a importância da biodiversidade local, destacando espécies protegidas e a necessidade de respeito à fauna e flora.

MAIS AVIÕES, VOOS E ASSENTOS

Nos últimos dois anos, a frota da Latam no Brasil cresceu 13%. É esse o resultado do recebimento pela companhia de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023.

Hoje, a Latam é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no país, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil.

Já na operação internacional, a Latam é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. Em 2024, a Latam inaugurou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Em 2025, vai começar a operar a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.

MAIS FUNCIONÁRIOS E CAPACITAÇÃO

O número de funcionários da Latam no Brasil cresceu 14% nos últimos dois anos e alcançou a marca de 20,5 mil colaboradores. Em janeiro de 2025, a companhia deu início no país às aulas da primeira turma de 70 bolsistas da Escola Latam, um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação. Em fevereiro, abriu novo processo seletivo para contratar mais 900 tripulantes no Brasil.

MAIS CLIENTES

Como consequência de seus investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a Latam lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com quase 39% de participação no mercado doméstico brasileiro no acumulado de 2024. Entre os viajantes corporativos, a companhia também lidera o ranking da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) por dois anos consecutivos.

Já na operação internacional, a Latam fechou o ano liderando o segmento no Brasil com 23,6% de participação de mercado, também segundo a Anac.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.