Bússola do turismo: Embratur e MTur apresentam 19 tendências de destinos para viajar

WhatsApp Image 2025 02 28 at 13.26.24 Bússola do turismo: Embratur e MTur apresentam 19 tendências de destinos para viajar

Astroturismo é uma das tendências que vieram para ficar (Divulgação/Embratur)

O Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, lançou a Revista Tendências do Turismo de 2025, uma bússola que indica as tendências que moldarão o futuro das viagens, a forma como nos relacionamos com o mundo e a maneira como exploramos novos destinos. A metodologia para elaborar o conteúdo foi baseada na análise de diversas fontes internacionais* e focada nas tendências mais relevantes, que garante a relevância e a aplicabilidade das informações apresentadas sobre o futuro do setor de viagens em períodos mais próximos, mas também considerando horizontes a longo prazo (2030 e 2040).

TENDÊNCIA DE VIAGENS

A palavra tendência indica a vontade de antecipar o futuro. Para o turismo, significa indicar um caminho que será de grande relevância para o setor como um todo. A Revista Tendências do Turismo de 2025 contém indicações repetidas de anos anteriores. O que é considerado totalmente normal, já que mudanças nos hábitos, valores e expectativas dos viajantes, geralmente, são graduais, especialmente quando envolvem custos significativos, percepção de riscos ou impactos amplos na rotina, além de que nem todos estão prontos ou informados para aderir a tendências emergentes.

Isso significa, também, que novas tendências precisam de tempo para ganharem escala. Enquanto novas gerações podem trazer novas demandas, a adaptação dessas mudanças leva tempo, o que faz com que as tendências já consolidadas continuem predominando. O astroturismo, é um exemplo. Essa preferência na hora de viajar, ganhou notoriedade no ano passado e, neste ano, apareceu como uma tendência que veio para ficar, ganhando cada vez mais adeptos.

A Revista apontou 19 tendências, que foram definidas seguindo o seguinte método, que se dividiu em três passos:

  • Seleção das fontes de pesquisa – 32 publicações internacionais relevantes, representantes de diferentes segmentos que abordaram tendências para o ano de 2025, publicadas entre setembro de 2024 e janeiro de 2025, foram escolhidas;
  • Catalogação dos dados – das 59 tendências coletadas foram lidas, interpretadas e agrupadas, de modo a se identificar aquelas com maior recorrência, sendo que só foram consideradas aquelas mencionadas por mais de cinco fontes diferentes – as demais foram agrupadas a outras ou descartadas;
  • Síntese – foi elaborado um texto para cada uma das 19 tendências agrupadas, levando-se em consideração a abordagem de cada uma das 32 publicações selecionadas e organização das tendências. Elas foram organizadas da maior para a menor recorrência.

1) IMERSÃO

Destinos que vão além da visita a pontos turísticos, oferecendo vivências culturais e conexão com comunidades locais atraindo viajantes interessados na perspectiva dos habitantes. Esse movimento é impulsionado pelo desejo de investir em experiências, com gastos globais em atividades culturais crescendo, segundo a Mastercard.

Já a Wanderlust reforça que a conexão com a vida local é essencial para viagens autênticas Millennials e Geração Z lideram essa busca, preferindo roteiros que integram entretenimento, esportes, cultura e gastronomia. Tecnologias como recomendações personalizadas e passeios autoguiados facilitam a imersão no cotidiano dos destinos.

Exemplos de destinos:

  • Curitiba foi considerada pelo Best in Travel da Lonely Planet um dos 30 destinos incríveis para 2025, oferecendo uma experiência imersiva;
  • O Brasil está entre os melhores destinos para 2025, segundo a Go World Travel, com destaque para Salvador, devido à sua imersão na cultura afro-brasileira.

2) DESTINOS ALTERNATIVOS

Além das viagens mais imersivas, 2025 traz como tendência a busca por destinos e experiências alternativas, na medida em que os viajantes estão buscando escapar de lugares saturados e procurando experiências mais autênticas e distintas.

  • Expedia: 63% dos viajantes afirmam estar dispostos a explorar locais menos populares e mais tranquilos;
  • Accor: chama a atenção para a busca de turistas por “joias escondidas”;
  • Lonely Planet: aumento na procura por parques e reservas;
  • Euronews, 68% dos jovens priorizam descobrir algo novo, em vez de visitar marcos turísticos tradicionais;
  • Booking.com: IA tem auxiliado os viajantes na elaboração de itinerários alternativos, com base em suas necessidades e preferências. Além disso, 44% dos entrevistados pela empresa informaram se abster de marcar locais em suas fotos nas midias sociais para evitar o acesso das massas de turistas ao destino “descoberto” pelo entrevistado.

Exemplo de destinos:

  • O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ganhou destaque entre os 10 destinos alternativos da USA Today e considerado fora da rota dos roteiros já conhecidos para se visitar em 2025 pelo Travel + Leisure;
  • Destinos menores e mais diversos foram os que mais cresceram, de um ano para outro, em número de reservas na Skyscanner por viajantes da América. São José dos Campos e Caruaru estão entre eles.

3) TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A tecnologia vem desempenhando um papel cada vez mais central nas experiências de viagem, aumentando a autonomia digital e revolucionando a forma como os turistas planejam, reservam e vivenciam suas jornadas.

Com base nas preferências individuais, no histórico de viagens e em comportamentos prévios, a Inteligência Artificial (IA) oferece sugestões de itinerários sob medida e passeios autoguiados, tornando cada experiência única e alinhada aos interesses do viajante e revolucionando o atendimento em aeroportos, hotéis e pontos turísticos.

Essas inovações são vistas como soluções para os desafios ambientais, na medida em que podem ajudar a reduzir o desperdício a otimizar os recursos. Dessa forma, a transformação digital promete tornar as viagens em 2025 mais dinâmicas, seguras e alinhadas às necessidades individuais dos viajantes.

4) ESCOLHAS MAIS CONSCIENTES

Temas como mudança climática, ecologia e estilos de vida mais saudáveis e conscientes vêm sendo discutidos há anos, e não são uma novidade no turismo. Esses valores, que se tornaram quase naturais para as novas gerações, foram incorporados pelos consumidores de viagens e alteram a forma como os viajantes fazem suas escolhas.

Muitos têm priorizado opções como voos carbono-neutros, hotéis com certificação verde e iniciativas de conservação local, visando reduzir os impactos ambiental e social de suas jornadas, mas mesmo que muitos afirmem a intenção de reduzir sua pegada de carbono, a prática efetiva ainda precisa acompanhar essa conscientização, impulsionando oferta de alternativas eco-friendly.

Exemplo de destino:

  • O Cerrado está entre os 25 melhores lugares do mundo para viajar em 2025, segundo a National Geographic, destacando-se pelas oportunidades de apoiar alternativas para conservação do bioma.

5) EXPANSÃO DO TURISMO ESPORTIVO

Impulsionada por uma integração entre a paixão pelo esporte e a experiência de viajar e pelo desejados viajantes de vivenciar eventos esportivos ao vivo e participar de experiências que vão além do acompanhamento tradicional pela televisão, o turismo esportivo desponta como uma tendência expressiva em 2025.

Pesquisas indicam que cerca de 40% dos viajantes na faixa dos 25 a 34 anos planejam deslocar-se, tanto no âmbito doméstico quanto internacional, para assistir a competições esportivas. Essa procura é alimentada pela busca por entretenimento, emoção e pela oportunidade de ver de perto seus atletas favoritos, além de atividades como corridas e ciclismo, que permitem explorar novos destinos de maneira ativa.

Vale destacar que eventos de grande porte como a Copa do Mundo e maratonas internacionais – não apenas atraem multidões, mas também impulsionam a economia local.

6) ASTROTURISMO

A observação do céu noturno será uma das principais atividades, com viajantes explorando destinos que oferecem uma melhor visibilidade do céu durante a noite, longe da poluição luminosa dos grandes centros urbanos. A contemplação do céu noturno será promovida como uma forma de relaxamento e reconexão com a natureza.

Além do mais, turistas buscarão a oportunidade de vivenciar fenômenos naturais, como chuvas de meteoros, eclipses e conjunções planetárias, capazes de tornar a experiência ainda mais fascinante e única.

Exemplo de destino:

  • O Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro, foi destacado pelo Time Out como um dos destinos de observação de estrelas em alta para turistas do Reino Unido em 2025.

7) BEM-ESTAR NAS VIAGENS

Muito além do que lugares que incluem a recuperação física e mental, viajantes buscam destinos tranquilos, com chalés à beira de lagos ou casas de praia, pare desacelerar, recarregar energias, reconectar-se consigo mesmos e desintoxicar a mente, valorizando práticas como hurkle-durkling (aproveitar o lazer na cama) e sleep tourism (férias focadas em repouso e qualidade do sono), associados ao JOMO (Joy of Missing Out).

Em 2025, ganham espaço experiência alternativas, como o turismo sóbrio (sem álcool) e retiros psicodélicos para trans formações profundas.

Exemplos de destino:

  • Fernando de Noronha foi citada em 2024 pela Lonely Planet como o melhor lugar para uma fuga relaxante, dentre OS melhores lugares para se visitar na América do Sul;
  • João Pessoa foi considerada pela Booking um destino ideal para viajantes em busca de relaxamento e retiros focados no bem-estar.

8) SLOW TRAVEL

Diante dos impactos negativos do overtourism e em contraponto ao ritmo acelerado da vida moderna, a viagem em ritmo lento desponta como uma alternativa que privilegia a vivência autêntica e a imersão nos destinos.

Conforme aponta a Contiki, essa tendência incentiva os viajantes a “viver como um local” optando por períodos de baixa temporada e trajetos menos convencionais, para reduzir a sobrecarga turística e apoiar a economia local de forma mais equitativa

Essa abordagem não se resume apenas a ritmo desacelerado, mas também incorpora a prática de se permitir “desviar” do percurso tradicional – uma espécie de “detour travel”.

9) DESTINOS INSPIRADOS PELA MÍDIA

O fenômeno do “set-jetting” ou turismo inspirado por filmes, séries e outras produções midiáticas está em franco crescimento. Segundo a Expedia, dois terços dos entrevistados afirmam que o entretenimento nas telas influencia suas escolhas de viagem, 36% consideram que a influência da mídia aumentou em relação ao ano anterior e e 67% dos viajantes já foram motivados por filmes e programas de TV a explorar destinos no exterior.

Essa conexão entre mídia e turismo não só enriquece a experiência dos viajantes, mas também impulsiona a economia local – com filmes populares elevando o fluxo turístico em média 31% – e redefine a forma como as histórias se transformam em destinos reais.

10) VIAGENS HÍBRIDAS

O trabalho e o lazer estão cada vez mais se misturando, dando origem às viagens híbridas e a conceitos como “bleisure” (“business” + “leisure”, em português negócios + lazer) e “blended travel” (viagem mista). Grande parte do crescimento dessa tendência é impulsionada pela flexibilidade do trabalho remoto e pelos vistos para nômades digitais.

Essa abordagem permite que as pessoas explorem destinos inéditos enquanto mantêm suas responsabilidades profissionais, adotando um estilo de vida em que trabalho e lazer coexistem de forma fluida e harmoniosa.

Exemplos de destino:

  • Vitória foi incluída pela Travel off Path entre as quatro joias escondidas para nômades digitais em 2025;
  • Rio de Janeiro liderou o ranking de 10 destinos de inverno para nômades digitais, segundo a Aviation Direct;
  • São Paulo está entre as 100 melhores cidades do mundo para turismo e negócios no relatório da Euromonitor International, destacando-se pelos eventos internacionais que atraem o turismo de negócios.

11) VIAGENS SOB MEDIDA

Segundo a Byway, há um crescente interesse por viagens sob medida, que ofereçam vivências ricas e memoráveis e permitam aos viajantes explorar seus interesses de forma profunda. A Four Seasons reforça essa tendência, apontando para experiências curadas que atendem às necessidades individuais dos hóspedes.

A tecnologia desempenha um papel crucial nessa tendência, uma vez que possibilita uma hiper-personalização dos serviços. Conforme destaca a Lemax (2024), os viajantes de hoje esperam que cada detalhe de sua experiência seja adaptado aos seus desejos, e que as empresas utilizem inteligência artificial para antecipar preferências e oferecer recomendações únicas.

12) O IMPULSO DO TURISMO MUSICAL

O fenômeno do “gig tripping”, que ocorre quando os turistas planejam suas viagens em torno de grandes eventos musicais, como shows, festivais e turnês de artistas populares, continuará em expansão em 2025 com a projeção de atingir US$ 13,8 bilhões até 2032. Assim, destinos conhecidos por sua rica tradição musical continuarão a
ser pontos de interesse, mas também haverá um crescimento no turismo em cidades e vilarejos menores, que hospedam festivais de nicho ou experiências musicais autênticas.

13) EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS

O turismo gastronômico segue em alta, com viajantes interessados em destinos já conhecidos por sua culinária, restaurantes renomados, festivais de comida e experiências gastronômicas em geral. Para além disso, têm se voltado para o resgate de receitas tradicionais e pratos que evocam memórias afetivas e também a busca por uma conexão emocional com a cultura local por meio de sabores que a culinária local oferece.

Exemplo de destino:

  • A Bahia foi apontada por especialistas de viagem através da ABC News entre os 25 destinos para se conhecer em 2025, se destacando pelo seu cenário gastronômico, que mostra diferentes combinações de sabores e influências

14) EM BUSCA DE AVENTURA

Segundo a ATTA, alinhado à maior consciência ecológica e cuidado com a saúde, o segmento impulsiona a economia ao ar livre, projetando US$ 2 trilhões globalmente até 2032. A tendência reflete a busca por experiências autênticas, saudáveis e sustentáveis, valorizando o ritmo humano e a conexão com a natureza.

Além disso, consumidores de todas as idades estão buscando experiências além do convencional, impulsionados pelo desejo de marcar a lista de desejos com aventuras memoráveis.

Exemplos de destinos:

  • Fernando de Noronha está entre os 10 melhores destinos do mundo para mergulho com snorkel, segundo a Lonely Planet, que a considerada a melhor para águas quentes e com uma ótima visibilidade;
  • Urubici foi considerada entre as cidades mais acolhedoras do mundo para 2025 de acordo com a Booking, reconhecida como ideal para viajantes interessados em experiências de férias ativas.

15) VIAGENS NOSTÁLGICA

Muitos viajantes estão em busca de experiências que resgatem emoções do passado, optando por destinos tranquilos e pelo charme das pequenas cidades, revisitando locais marcantes da infância, lugares onde passaram férias em família ou outros momentos significativos.

Essas viagens evocam uma conexão emocional profunda, proporcionando conforto e familiaridade a diversas gerações. Enquanto os mais jovens desaceleram para viver suas fantasias inspiradas em filmes e séries, mergulhando em cenários pitorescos, os viajantes mais experientes encontram nelas a oportunidade ideal para relaxar.

16) VIAGENS SOLO

Conforme aponta a Contiki, os jovens da Geração Z e os Millennials estão cada vez mais dispostos a embarcar em aventuras por conta própria, mesmo que amigos ou familiares não queiram viajar, muitas vezes optando por partidas de última hora. Esse comportamento reflete um impulso de “se não agora, quando?”, que motiva cerca de 69% dos viajantes a planejarem viagens solo, buscando experiências personalizadas e a liberdade de explorar o mundo ao seu próprio ritmo.

O turismo solo, portanto, vai além de uma moda passageira; trata-se de uma transformação cultural que enfatiza a autonomia, o crescimento pessoal e a flexibilidade, redefinindo a forma como as pessoas planejam e vivenciam suas viagens.

Exemplo de destino:

  • Florianópolis foi incluída pelo Airbnb entre os 25 destinos imperdíveis para 2025, sendo destacada como um dos locais mais requisitados por viajantes solo.

17) TURISMO FERROVIÁRIO

Essa tendência reflete a preferência dos viajantes que buscam experiências únicas, combinando o charme de viagens de trem com conforto e imersão cultural. Conforme aponta a Lonely Planet, as aventuras sobre trilhos oferecem uma fusão singular de beleza cênica e experiências autênticas. Paralelamente, avanços na infraestrutura ferroviária e iniciativas de estímulo a viagens sem voo estão impulsionando essa tendência.

Exemplo de destinos:

  • A música anima os visitantes em experiências como a Maria Fumaça da Serra Gaúcha e a Locomotiva do Forró, na Paraíba.
  • Para os que optam por uma viagem mais contemplativa, os trens de Curitiba a Morretes, no Paraná, e entre as históricas Tiradentes e São João del Rei, em Minas Gerais, são exemplos de passeios ferroviários bem procurados por turistas.

18) FOCO NO CUSTO-BENEFÍCIO

Agentes do setor de turismo têm observado que nos últimos anos a busca pelo menor preço tem se tornando um fator decisivo na escolha de destinos, à medida que os preços mundiais de viagens permanecem elevados no pós-pandemia e os consumidores se mostram cada vez mais exigentes. Ofertas especiais, como as da Black Friday, já demonstram seu potencial em atrair reservas e provar que economizar sem abrir mão da qualidade é possível.

Mas a tendência vai além de simplesmente encontrar preços mais baixos. Muitos turistas estão adotando abordagens rigorosas de orçamento para otimizar cada centavo gasto em suas viagens. Ao mesmo tempo, a procura por experiências culturais autênticas e mais sustentáveis tem impulsionado destinos onde, mesmo com custos de transporte um pouco mais altos, as despesas locais são significativamente menores.

Exemplo de destinos:

  • Brasília foi considerada pela Insuremytrip como a melhor cidade para nômades digitais. Um dos fatores destacados foi o baixo custo de vida para solteiros (se comparado ao dos Estados Unidos) e opções de cultura e lazer que oferece.

19) CONEXÃO COM A NATUREZA

Seja observando a migração de animais selvagens ou explorando fenômenos naturais, os viajantes estão cada vez mais interessados em escapar das cidades e se conectar com o mundo natural. Esse desejo se reflete na crescente demanda por hospedagens em locais remotos e com vistas privilegiadas, garantindo momentos únicos e contemplativos longe das multidões. Além disso, a valorização dos espaços verdes e das atividades ao ar livre tem impulsionado tendências como o turismo botânico e a observação de pássaros, permitindo uma reconexão profunda com o meio ambiente.

Exemplos de destinos:

  • A Amazônia foi considerada pela Redbook entre as 10 florestas mais bonitas para se visitar no mundo;
  • O Pantanal foi incluído pelo Bradt Guides como um dos melhores lugares para viajar em 2025, reconhecido por sua rica biodiversidade e pela observação de animais selvagens, como onças, capivaras e pássaros;
  • As Cataratas do Iguaçu foram consideradas como um dos 9 destinos de férias com uma beleza natural surpreendente e considerada por ser uma das cachoeiras mais bonitas do mundo, abrigando diversas espécies.

E COMO APROVEITAR ESSAS TENDÊNCIAS?

Para o especialista em estratégias para destinos e empresas turísticas, Richard Alves, a análise e o estudo da atividade turística nos últimos 30 anos apontam que a capacidade de interpretar as tendências do mercado apresenta-se como um diferencial estratégico indispensável para formular políticas e ações que transformem oportunidades em resultados concretos.

O movimento que vem ocorrendo e está presente no cenário a partir de 2025 aponta para uma convergência entre inclusão, autenticidade e inovação, que exige dos gestores públicos e privados uma postura proativa na identificação de oportunidades, que se traduzam em crescimento socioeconômico, melhoria da qualidade dos serviços e desenvolvimento sustentável.

Integrar conhecimentos sobre tendências emergentes e adaptar a oferta turística para valorizar as necessidades das partes interessadas, promover o bem-estar e alavancar a transformação digital são o caminho para consolidar destinos competitivos no cenário global.

Nesse contexto, avaliando as tendências compiladas pela equipe do Ministério do Turismo e Embratur, é possível identificar três grandes grupos que delineiam o perfil da demanda por viagens e apontam direções estratégicas para a consolidação de destinos mais sustentáveis e competitivos:

1- BUSCA POR AUTENTICIDADE E IMERSÃO

  • Imersão nos destinos
  • Conexão com a natureza
  • Destinos alternativos e slow travel
  • Experiências gastronômicas
  • Viagens nostálgicas
  • Turismo ferroviário
  • Destinos Inspirados pela Mídia

2- BEM-ESTAR, AUTOCONHECIMENTO E PROPÓSITO

  • Bem-estar nas viagens
  • Escolhas mais conscientes
  • Astroturismo
  • Viagens solo
  • Viagens sob medida

3- EXPERIÊNCIAS DINÂMICAS E TECNOLOGIA

  • Tecnologia e transformação digital
  • Expansão do turismo esportivo e musical
  • Viagens híbridas
  • Em busca de aventura
  • Viagens com foco no custo-benefício

CONCLUSÕES

Essas tendências apontam para um novo perfil das viagens, oferecendo uma perspectiva positiva frente aos processos de massificação turística observados nos últimos anos. Elas indicam caminhos para um desenvolvimento mais equilibrado e consciente do turismo, valorizando experiências genuínas, promovendo
o bem-estar integral dos visitantes e incorporando avanços tecnológicos para melhorar a experiência turística.

*Fontes:

Euromonitor, 2024
Accor, 2024
Skyscanner, 2024
Hilton, 2024
Ibis, 2024
Travel + Leisure, 2024
Expedia, 2024
Audley Travel, _2024
Globaldata, 2024
Lemax. 2024
Skift,_2025
Booking, 2024
Euronews, 2025
Intrepid Travel, 2024
Priceline,2024
Bustic Pathways, 2024
Lemax, 2024
Rustic Pathways, 2024
CWT, 2024
Mastercard, 2024
TTG, 2024
Tourism Economic, 2024
Four Seasons, 2024
Condé Nast, 2025
Intrepid Travel, 2024
Byway, 2024
Lonely Planet, 2024
WTM, 2024
ATTA, 2024
Contiki, 2024
Wanderlust, 2024
Tourism Economics, 2024
Ibis, 2024
Omio, 2024

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