Campanha do Daer alerta para prejuízos da colheita antecipada de pinhão

“Se você gosta de pinhão, evite colher, comprar ou consumir antes do dia 1º de abril”. Esse é o lema da campanha do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para conscientização sobre os prejuízos da colheita precoce do pinhão. A iniciativa, que ocorre pelo terceiro ano consecutivo, busca proteger a semente da araucária.

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Colheita do pinhão



Colheita do pinhão

Foto: Emater/Divulgação

O pinhão, que serve de alimento para cerca de 70 espécies de animais, precisa ser colhido na época certa para garantir a nutrição da fauna e a dispersão das sementes, que darão origem a novas araucárias.

A campanha faz parte do Programa de Comunicação Social, que é uma das exigências para o licenciamento ambiental da Rota do Sol pelo Ibama, e visa instruir a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

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O biólogo Luiz Carlos Leite, da Superintendência de Meio Ambiente do Daer, destaca que a ação é realizada devido à relevância da araucária, árvore símbolo da região, que se encontra ameaçada de extinção. “A colheita antecipada da semente, além de prejudicar o surgimento de novas árvores, pode trazer prejuízos à saúde de quem a consome, pois o pinhão verde se deteriora mais rapidamente, favorecendo o surgimento de mofo”, esclarece.

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“Percebemos que a colheita antecipada das sementes da araucária tem diminuído gradativamente”, relata a gestora da Estação Ecológica Estadual (Esec) Aratinga, Vanessa Castro. A servidora estadual atribui a mudança ao trabalho de conscientização sobre os impactos negativos dessa prática e à campanha que tem sido feita nos últimos anos. “Antes, flagrávamos muitas pessoas vendendo pinhão antes do tempo, mas agora notamos uma redução significativa, principalmente entre as comunidades próximas às unidades de conservação”, reforça.

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Para disseminar essas informações, a campanha conta com a distribuição de banners em locais estratégicos da rodovia, como postos de gasolina, restaurantes, tendas de artesanato, escolas e outros espaços públicos. Além disso, serão realizadas publicações nas redes sociais do Daer, com cards que abordam a proteção da espécie, a alimentação dos animais e a saúde dos consumidores.

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