Abav Nacional busca inovações na ITB para aprimorar a Expo 2025 e compartilha expectativas para edição no Rio

IMG 0859 scaled e1741091439112 Abav Nacional busca inovações na ITB para aprimorar a Expo 2025 e compartilha expectativas para edição no Rio

Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional (Beatriz do Vale/M&E)

BERLIM – A Abav Nacional está presente na ITB Berlim, uma das maiores feiras internacionais do setor, que acontece entre esta terça (04) e quinta-feira (06), para buscar referências e tendências a serem implementadas na próxima edição da Abav Expo. Jerusa Hara, diretora executiva da associação, destacou a importância do benchmarking realizado no evento alemão, ressaltando que muitas tendências vistas na feira acabam sendo replicadas no Brasil ao longo dos anos.

Entre os principais pontos observados na ITB, Hara citou a crescente adoção de montagens mais sustentáveis para os estandes, substituindo o conceito de megaestruturas que predominou em anos anteriores. “Estamos vendo uma grande preocupação com a sustentabilidade, o que pode influenciar diretamente o modelo da nossa feira no Brasil”, afirmou.

E falando em feiras internacionais, a Abav Nacional segue trabalhando os eventos, agora, de uma maneira diferente. A diretora também comentou sobre a primeira missão internacional da Abav, que aconteceu durante a Fitur 2025, em janeiro e teve um retorno positivo com empresas participantes já recebendo pedidos de orçamento. O balanço da ação será divulgado em breve. Contudo, diante do sucesso já demonstrado, a próxima missão será em Londres, durante a WTM – como veiculado em primeira mão pelo M&E, com planejamento mais detalhado e um grupo maior de participantes. “É um projeto caro, mas os frutos são muito positivos”, enfatizou.

Rio de Janeiro garantido como sede intercalada da Abav Expo

Outro tema abordado foi a parceria firmada com o sistema Fecomércio RJ, anunciado na última semana, garantindo que a feira aconteça no Rio de Janeiro em mais três edições intercaladas. Segundo a diretora, a decisão se deve à estrutura do Riocentro, que oferece possibilidades de expansão e melhorias para os expositores e visitantes.

Jerusa destacou que a itinerância da feira é um diferencial importante, pois impacta diretamente os destinos escolhidos. “Em Brasília, por exemplo, a feira ajudou na formação da primeira agência receptiva da região”, explicou. No entanto, manter a itinerância traz desafios, como garantir a infraestrutura necessária e o envolvimento dos fornecedores locais. “Não é todo local que pode e consegue receber uma feira do nosso porte. Hoje a gente percebe que tem poucos lugares que tem estrutura para receber a feira do tamanho que ela está”.

Para 2026, a feira ainda não tem destino garantido – mas um novo edital, mais ‘criterioso’, deve ser aberto em breve. “A gente vai abrir o nosso edital em breve. Estamos com algumas conversas de situações que a gente precisa amarrar antes de abrir o edital. A gente está com esse olhar de quais lugares cabem a Expo. Infelizmente não dá pra gente ir pra todo lugar”, revelou.

Expectativas para a edição de 2025

As expectativas para a próxima edição da Abav Expo são altas. Em 2023, quando realizada no Rio, a previsão era de 30 mil visitantes, mas o evento superou as expectativas, atingindo 42 mil. Agora, a meta é elevar esse número para 40 mil, consolidando a feira como um dos principais eventos do setor no Brasil.

Leia também: Abav Expo 2025 já conta com 68% de ocupação confirmada

Recentemente, a comissão da Abav Nacional inspecionou o Riocentro, com objetivo de entender novos formatos e oportunidades para a feira. “A gente está vendo outras formas de realizar a Expo por lá. Por exemplo, a praça de alimentação a gente sabe que é um ponto que tem que melhorar. Embora não seja uma operação da Abav, seja do Riocentro, a gente conversou bastante com eles, tanto de melhorar a praça em si, mas da localização dessa praça, porque a gente achou que atrapalhou um pouco a nossa logística na última edição lá. Também vimos que foi colocada acessibilidade em alguns mezaninos, algo que não tinha em 2023 – e estamos pensando em como podemos utilizar isso”, explicou.

O trabalho de internacionalização da feira também deve ser intensificado, visando atrair mais destinos estrangeiros. “As viagens internacionais que fazemos têm sempre dois objetivos: promover o associativismo entre agências de viagens e divulgar a Abav Expo”, finalizou Hara.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.