5 elementos que viraram marca registrada desses carros

Faróis redondos: Porsche. Grade duplo rim: BMW. Grade com sete barras: Jeep. Não dá para pensar nos carros dessas marcas sem esses elementos que estão presentes há décadas resistindo ao tempo, se reinventando sem perder seu DNA e fazendo história. Aliás, algumas marcas já usam determinado elemente há mais de um século, como por exemplo a estatueta da Rolls-Royce. 

Os apreciadores de curiosidades automotivas como nós, vão gostar de saber o quão antigos são alguns elementos usados nesses carros até os dias atuais. Seja qual for a sua idade, saiba que quando você nasceu os carros da Alfa Romeo já usavam o scudetto. Alguns símbolos são muito mais antigos e carregam muito mais história do que imaginamos.  

Faróis redondos da Porsche   

Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet preto com a capota aberta andando na estrada com montanhas ao fundo
Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet [Divulgação]

Os icônicos faróis redondos estão presentes na marca desde 1948, quando o modelo 356 veio ao mundo. Desde então, os faróis redondos têm atravessado as décadas fazendo sucesso em diversos modelos da fabricante alemã. O 911, por exemplo, é um dos principais responsáveis por torná-los marca registrada da Porsche.  

Grade com sete barras da Jeep 

Imagem mostra grade do Jeep wrangler. Marca registrada dos carros da Jeep
Jeep Wrangler Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Diferente da história que a maioria conhece, tudo começou com nove barras e não sete. Como assim? Senta que lá vem história. A grade com barras nasceu graças a Ford uma das fabricantes do “jipe” original em parceria com a Willys, durante a segunda guerra mundial. Somente depois da guerra que a Willys adotou a grade de sete barras como marca registrada dos modelos da Jeep até hoje.  

Grade duplo rim da BMW

Novo BMW X3 M50 xDrive branco, visto de frente, com detalhes pretos e faróis acesos
BMW X3 M50 xDrive 2025 [Divulgação]

A grade duplo rim da BMW é mais antiga do que os faróis redondos da Porsche, por incrível que pareça. O modelo 303, lançado em 1933 foi o responsável por dar vida a um dos elementos mais conhecidos no mundo automotivo. Porém, quem fez a fama da grade duplo rim foi o 328 Roadster. A grade já foi redesenhada várias vezes, mas sem perder o seu formato que lembra o órgão humano.  

Estatueta da Rolls-Royce  

Rolls-Royce Cullinan Series II [divulgação]
Rolls-Royce Cullinan Series II [divulgação]

Várias peculiaridades fazem com que o Rolls-Royce seja um carro inconfundível. Mas o principal deles é a estatueta no capô de todos os modelos da marca que começou a ser usada em 1911. Um dos poucos símbolos que têm mais de século de vida. A estatueta foi criado pelo escultor Charles Skykes a pedido de John Walter Edward Douglas-Scott-Montagu, um influente entusiasta de automóveis e editor da revista The Car Illustrated.  

Ele desejava um ornamento exclusivo para o capô de seu Rolls-Royce Silver Ghost. Para fins de curiosidade, a estatueta é uma homenagem a Eleanor Velasco Thornton, sua secretária e amante secreta. Tempos depois o escultor cedeu a Rolls-Royce o direito de comercializar os carros com a estatueta que foi rebatizada de Spirit of Ecstasy. Os carros mais novos contam com o elemento retrátil para evitar roubos e danos. 

Escudo Alfa Romeo  

Alfa Romeo Tonale cinza de frente - curiosidades carros
Alfa Romeo Tonale [divulgação]

O scudetto da Alfa Romeo é outro elemento que atravessou o tempo e se tornou marca registrada. Toda vez que você cruzar com um carro com escudo na grade saiba que você está diante de um Alfa Romeu. O símbolo está presente na marca de 1934 com o modelo ¨C 2300 Turismo e foi ganhando um formato mais popular como o que vemos hoje na década de 50.  

Lembra de mais algum elemento que se tornou marca registrada de algum carro ou fabricante? Conte para nós nos comentários.  


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