Protur repudia crise da ViagensPromo e acusa hotéis de práticas desleais

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Em suas redes sociais, a entidade criticou a postura da VP e de hotéis

A Protur, entidade que representa os agentes de viagens, divulgou uma nota de repúdio, após os desenrolares da crise financeira da ViagensPromo, que tem causado um efeito dominó no setor de turismo, criticando não apenas a empresa, mas também a postura de alguns hotéis, que estariam se aproveitando da vulnerabilidade dos intermediários para impor cobranças consideradas desleais.

Em nota, a Protur enfatiza que os agentes de viagens, que confiaram na ViagensPromo para a intermediação de serviços, agora enfrentam dificuldades para garantir a prestação dos serviços já pagos. Muitos clientes relataram problemas como a impossibilidade de realizar check-in em hotéis ou até mesmo serem removidos dos quartos sob a alegação de falta de pagamento, mesmo após as agências terem quitado as reservas com a VP.

A entidade também condenou redes hoteleiras que, segundo a denúncia, estão explorando a crise em benefício próprio. Confira abaixo a nota publicada no Instagram da Protur na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO – POSICIONAMENTO DA PROTUR EM MEIO À CRISE ENVOLVENDO VIAGENSPROMO E A POSTURA DESLEAL DE ALGUNS HOTÉIS

A Protur, entidade que representa e defende os interesses dos agentes de viagens, vem a público manifestar seu total repúdio à situação alarmante que tem prejudicado inúmeras agências de viagens e seus clientes, decorrente da atual crise financeira da ViagensPromo (VP).

É inadmissível que os agentes de viagens, que confiaram na empresa para a intermediação de serviços, sejam agora penalizados por falhas operacionais e financeiras que fogem completamente ao seu controle. Temos recebido diversos relatos de associados que enfrentam dificuldades para obter o devido repasse de valores já pagos à VP, o que tem causado transtornos gravíssimos, incluindo passageiros impedidos de realizar check-in em hotéis ou sendo retirados dos quartos por alegações de falta de pagamento.

Além do impacto gerado pela má gestão da ViagensPromo, alguns estabelecimentos hoteleiros têm se aproveitado da vulnerabilidade das agências para impor cobranças desleais e descumprir contratos previamente firmados. Essas práticas oportunistas transferem injustamente a responsabilidade para os agentes, que já estão lidando com enormes prejuízos, e representam um ataque direto à ética e ao compromisso do setor com a transparência e o respeito ao consumidor.

A Protur reafirma que os agentes de viagens não podem ser responsabilizados por obrigações financeiras que competem à ViagensPromo. Exigimos que a empresa se posicione de forma clara e resolva, com urgência, suas pendências com as agências de viagens, honrando os compromissos assumidos.

Ao mesmo tempo, condenamos veementemente a postura de redes hoteleiras que estão explorando essa situação ao invés de buscar soluções justas e equilibradas para os clientes e os intermediários que sempre impulsionaram suas vendas. O momento exige responsabilidade e bom senso de todas as partes envolvidas, e não o agravamento da crise em benefício próprio.

Por fim, a Protur está acompanhando de perto essa situação e tomará todas as medidas necessárias para proteger os agentes de viagens e seus clientes. Unidos, não permitiremos que essa injustiça continue! Os agentes de viagens EXIGEM respeito!”

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