Novo Mercedes-Benz CLA 2026 divide opiniões e oferece versões híbrida-leve e elétrica

O novo Mercedes-Benz CLA foi inteiramente repensado na linha 2026. Embora mantenha o estilo da carroceria do modelo atual, esconde mudanças profundas. A grande evolução está na oferta de uma versão totalmente elétrica ou híbrida-leve, com motor a gasolina nas versões mais acessíveis.

Maior, o Mercedes-Benz CLA cresceu 3,3 cm em comprimento (4,72 m) e 2,5 cm em largura em comparação à geração anterior. A altura aumentou em 2,8 cm (1,46 m), enquanto o entre-eixos agora é de 2,78 m (6,1 cm a mais).

O design do Mercedes-Benz CLA evoluiu, mas manteve as linhas que podem sugerir um facelift em vez de uma nova geração. A dianteira e a traseira exibem barras que conectam os faróis e lanternas, uma tendência atual entre fabricantes ao redor do mundo.

Novo Mercedes-Benz CLA vermelho de traseira andando na estrada
Novo Mercedes-Benz CLA [Divulgação]

As maçanetas das portas são embutidas, e o coeficiente de arrasto da carroceria é de apenas 0,21. Um detalhe que pode não agradar a todos é a quantidade de estrelas iluminadas espalhadas por vários pontos do Mercedes-Benz CLA.

Visual do Mercedes-Benz CLA pode dividir opiniões

Apesar do novo porte, o espaço interno foi aprimorado. Quem viaja na segunda fileira de bancos encontra mais espaço para a cabeça, mesmo com o caimento suave do teto. Motorista e passageiro dianteiro também desfrutam de um ambiente mais espaçoso, melhorando a habitabilidade do cupê de quatro portas.

A cabine foi reformulada e conta com um painel de instrumentos de 10,25 polegadas conectado à central multimídia de 14 polegadas. Há também uma terceira tela dedicada ao passageiro, de 14 polegadas, disponível como opcional.

Interior do novo Mercedes-Benz CLA
Novo Mercedes-Benz CLA [Divulgação]

Além disso, o modelo oferece um Head-Up Display de 12,2 polegadas que projeta informações importantes no para-brisas, como a velocidade. O sistema de som é assinado pela Burmester, com 16 alto-falantes. No console central flutuante, há um carregador de smartphone por indução.

O porta-malas sofreu uma redução de 54 litros, totalizando 405 litros. No entanto, essa perda é compensada na versão elétrica, que conta com um compartimento extra de 71 litros sob o capô. É a primeira vez que a Mercedes adota essa solução para aumentar a versatilidade.

Compartimento do novo Mercedes-Benz CLA elétrico
Novo Mercedes-Benz CLA [Divulgação]

Motorização do novo CLA

O CLA básico é equipado com um motor 1.5 de quatro cilindros que funciona no ciclo Miller, montado na posição transversal. Ele trabalha em conjunto com um sistema híbrido-leve de 48 volts e um motor elétrico integrado à transmissão. A Mercedes ainda não divulgou os números de desempenho nem se a tração é dianteira ou integral.

A versão elétrica do CLA está disponível em duas configurações: CLA 250+ com EQ Technology e CLA 350 4Matic com EQ Technology. O primeiro possui um motor elétrico com tração traseira, entregando 268 cv. Já o segundo traz dois motores, tração integral e 349 cv. Ambas as versões utilizam uma transmissão de duas velocidades montada na traseira.

O CLA elétrico de entrada acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, enquanto a versão mais potente cumpre em 4,8 segundos. A velocidade máxima, em ambas, é limitada eletronicamente a 210 km/h.

Com uma bateria de níquel-manganês-cobalto, o CLA elétrico com tração traseira tem autonomia de até 792 km, segundo o ciclo WLTP. Já a versão com tração integral alcança 771 km. A tecnologia de 800 volts permite carregamento em corrente contínua (DC) de até 325 kW, adicionando 325 km de autonomia em apenas 10 minutos.

Novos Mercedes-Benz CLA [Divulgação]

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