Cultura, hospitalidade e infraestrutura renovada: entenda como Salvador quer fidelizar turistas

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Vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos (Ana Azevedo/M&E)

LISBOA – Salvador tem se preparado para atender melhor às necessidades dos turistas, investindo em infraestrutura, equipamentos e melhorias na zeladoria da cidade. A afirmação é da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos. “Queremos que Salvador não seja apenas uma porta de entrada, mas que as pessoas fiquem mais tempo, voltem e tenham uma experiência completa”, disse Ana Paula Matos.

Outro ponto essencial para o crescimento do turismo na cidade é a qualificação da mão de obra. Durante a pandemia, Salvador aproveitou o período de baixa movimentação para capacitar trabalhadores do setor, em parceria com o Prodetur e o BID. “Fizemos um trabalho voltado às comunidades e regiões profissionais para garantir que, quando o turismo voltasse, tivéssemos profissionais qualificados”, afirmou.

A cidade também tem investido no fortalecimento do afroturismo e na valorização do “Black Money”, estimulando empreendedores locais e promovendo experiências que resgatam a identidade cultural de Salvador.

A meta da administração municipal é posicionar Salvador como um destino turístico de referência nacional e internacional, destacando sua cultura vibrante, hospitalidade e infraestrutura cada vez mais qualificada. “Queremos que as pessoas enxerguem Salvador como uma segunda casa, onde possam vir para diferentes tipos de turismo e sempre se sintam bem acolhidas”, ressalta Ana Paula Matos.

CARNAVAL

A capital baiana recebeu 1,2 milhão de turistas durante o Carnaval 2025, sendo que 122 mil permaneceram na cidade após o evento. “O Carnaval foi um sucesso, foi um dos melhores dos últimos tempos, e conseguimos atrair mais turistas do que no período pré-pandemia”, afirmou a secretária.

Os números refletem o impacto econômico da festa, que movimentou cerca de R$ 1,8 bilhão, com um gasto médio de R$ 1.500 por turista. Entre os visitantes, 5% eram estrangeiros e a maioria dos nacionais veio da região Sudeste. O turismo regional também teve papel fundamental para o sucesso do evento.

MERCADO EUROPEU

Durante a BTL, a vice-prefeita destacou as estratégias para atrair o público europeu. Segundo ela, a França e Portugal estão entre os principais emissores de turistas para Salvador, e o município tem atuado em parceria com a Embratur e o governo da Bahia para fortalecer a presença em feiras internacionais.

A abordagem é segmentada de acordo com os interesses de cada mercado. “O turista alemão, por exemplo, busca mais cultura, enquanto o português prefere praia e sol. Estamos entendendo esses perfis para oferecer experiências personalizadas”, explicou Matos. Além disso, Salvador tem buscado ampliar sua conexão com operadores de turismo e a imprensa especializada.

CRUZEIROS

O setor de cruzeiros também tem sido uma aposta para a cidade. Durante o Carnaval, Salvador recebeu 7.709 turistas em dois grandes navios em um único dia, além de outros 801 visitantes no dia anterior. A gestão municipal tem trabalhado para que os cruzeiros façam pernoites na cidade, aumentando o tempo de permanência dos visitantes e, consequentemente, o impacto econômico.

Além disso, investimentos estão sendo feitos na melhoria da recepção dos turistas, com novos equipamentos e atrações. A cidade conta atualmente com 14 espaços culturais, como a Casa do Carnaval, a Casa da Música e o Museu Nacional da Cultura Africana Brasileira. Há também um projeto de reforma do Elevador Lacerda, incluindo a criação de um restaurante no local, para proporcionar experiências diferenciadas aos visitantes.

*O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift.

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