O que a Internet das Coisas tem a ver com o marketing digital?

Quantas vezes você já deu aquela olhadinha na câmera de casa durante um passeio com a família ou conferiu a quantidade de passos que deu durante o dia? Estamos tão acostumados com a tecnologia integrada à nossa rotina que essas ações acontecem no “modo automático”.

Mas, o que está por trás disso tudo? A Internet das Coisas ou IoT (do inglês, Internet of Things).

Aplicada ao marketing digital, ela pode ser utilizada em diversos estágios do relacionamento entre empresa e cliente, principalmente para coletar dados comportamentais e insights que auxiliam na personalização da jornada de compra.

Que tal conhecer mais sobre o impacto da Internet das Coisas dentro do marketing digital?

Maior variedade de estatísticas comportamentais

A partir da IoT, é possível gerar, coletar e analisar uma enorme quantidade de informações em tempo real. Da geladeira inteligente ao smartwatch, as empresas têm hoje acesso a um volume massivo de dados comportamentais dos clientes.

Vivemos um boom de dados. De acordo com o estudo Data Age 2025, da IDC (International Data Corporation), espera-se que a quantidade de dados gerados no mundo chegue a 163 zettabytes (um trilhão de gigabytes) este ano, dez vezes mais do que os 16,1 ZB gerados em 2016.

Isso permite melhor entendimento do público-alvo, auxiliando na criação de estratégias mais eficazes. Ao examinar hábitos de compra, é possível mapear tendências e, principalmente, entender o que está por trás delas.

Mas, um ponto é crítico: à medida que os dados crescem em importância e variedade, as marcas precisam focar naqueles que realmente importam.

Analisar cuidadosamente as estatísticas e o que elas indicam é fundamental para uma tomada de decisão mais assertiva.

Personalização da experiência de compra

Outro ponto positivo da Internet das Coisas no marketing digital é a personalização da experiência de compra. A partir da coleta e análise dos dados, uma empresa pode customizar produtos e serviços de acordo com o perfil de cada cliente.

As marcas podem usar dados gerados pela IoT para segmentar interações, anúncios e ofertas, aprimorando a jornada de compra do usuário. Com os wearables, assistentes virtuais e sensores inteligentes, as empresas conseguem mapear preferências em tempo real, antecipar necessidades e sugerir recomendações.

Além de aumentar a satisfação do cliente, essa personalização fortalece a lealdade à marca, criando uma experiência de compra mais fluida, intuitiva e envolvente.

Conexão mais próxima ao cliente

Por fim, a personalização ajuda a construir uma relação mais forte e duradoura com o cliente.

Uma experiência de compra positiva gera confiança na marca, aumentando o engajamento e a probabilidade de novas interações. Assim, cria-se uma conexão emocional que transforma clientes em verdadeiros defensores da marca.

E esse tipo de cliente é extremamente valioso, pois atua como um promotor orgânico, influenciando outras pessoas com base em suas experiências positivas.

Em um mundo cada vez mais conectado, a Internet das Coisas vem se consolidando como uma ferramenta essencial para o marketing digital.

É preciso encará-la como uma forte aliada na geração de dados comportamentais — a base para aprimorar a experiência de compra e fidelizar clientes.

Ana Lívia Artea é content analyst do Brivia Group.

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