Em parceria inédita, Embratur e TikTok vão promover turismo brasileiro por meio da plataforma; saiba como

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A Embratur e o TikTok apresentaram detalhes da parceria durante coletiva virtual (Reprodução)

Na manhã desta terça-feira (18), a Embratur e o TikTok realizaram uma coletiva de imprensa virtual para apresentar os detalhes de uma nova parceria voltada para a promoção dos destinos turísticos brasileiros e o treinamento de pequenas e médias empresas do setor. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a diretora de Marketing de Negócios para PMEs do TikTok na América Latina, Silvia Belluzzo, destacaram as estratégias que serão implementadas para ajudar micro e pequenas empresas (MPEs) do turismo a usarem a plataforma como ferramenta de marketing e comercialização digital.

A proposta visa ampliar a visibilidade dessas empresas e gerar maior impacto econômico para o setor.

O TikTok como ferramenta para o turismo

O TikTok tem se consolidado como uma plataforma relevante para o turismo brasileiro. Dados recentes da empresa mostram um crescimento expressivo no interesse pelo Brasil dentro da rede social. As buscas globais pelo termo “Brazil” aumentaram 80% em 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior. Além disso, publicações com a hashtag #Brazil já somam 7,7 milhões de vídeos, com um aumento de 33% no volume de conteúdos em 2024, dos quais mais de 30% estão relacionados ao turismo. Entre janeiro e abril deste ano, essa hashtag também registrou um crescimento adicional de 10%.

A plataforma abriga desde pequenas empresas em ascensão até criadores de conteúdo e artistas que impulsionam tendências culturais. Essa diversidade de usuários torna o TikTok uma ferramenta estratégica para negócios que buscam alcançar maior visibilidade no mercado nacional e internacional.

Parceria importante! E que pode ser expandida

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a importância da parceria com o TikTok para o fortalecimento do turismo brasileiro.

“O TikTok, para a gente, é uma parceria muito significativa no momento, por tudo que representa: pelo volume, pelo tamanho, pela importância e pela presença na vida de tanta gente. Estamos vivendo um momento muito rico para o turismo internacional, e essa colaboração vem para reforçar ainda mais esse cenário promissor”, afirmou.

Ele destacou ainda os recordes recentes do setor. “2024 foi um ano muito significativo, batemos o recorde de número de turistas internacionais e de receita com o turismo. Apenas com a vinda de estrangeiros, arrecadamos 7,3 bilhões de dólares. Se o turismo fosse considerado um produto de exportação, ele teria um dos maiores desempenhos do mercado”, revelou.

Sobre as perspectivas para o futuro, Freixo apontou o crescimento expressivo do setor no início de 2025. “Em janeiro de 2024, recebemos 900 mil turistas. Já em janeiro de 2025, esse número saltou para 1,48 milhão, um aumento de 57% em apenas um ano. Isso se repetiu em fevereiro, e nos dois primeiros meses de 2025, já registramos 2,8 milhões de turistas. Isso nos aponta um ano surpreendente e positivo”, completou.

Freixo destacou ainda a relevância do TikTok para o turismo e a necessidade de capacitar os pequenos empreendedores. “Hoje, o que move as decisões das pessoas mudou muito. Cerca de 44% dos norte-americanos escolhem seus destinos de viagem com base em filmes ou séries que assistiram. As telas e as conexões digitais influenciam diretamente essas escolhas. E, no Brasil, 98% do setor de turismo é composto por pequenos e médios empreendedores. Capacitar esses profissionais para utilizarem o TikTok como ferramenta de negócios é uma grande oportunidade. Estamos de braços abertos para essa parceria, pois queremos ajudar quem está na ponta do setor”, concluiu.

Questionados pelo M&E sobre como farão a medição dos resultados e se há possibilidade de desdobramentos da parceria, Freixo enfatizou a importância de medir e acompanhar os resultados dessa colaboração. “Nós trabalhamos com uma área de inteligência que transforma dados em informações estratégicas para nossas campanhas. Sabemos exatamente de onde vêm os turistas, quanto gastam e o que procuram, o que nos permite tomar decisões mais assertivas na promoção internacional do Brasil. Esse acompanhamento, aliado à parceria com o TikTok, será essencial para entendermos o impacto dessa plataforma na geração de negócios no turismo”, explicou Freixo.

Sobre possibilidade de expandir esta parceria para outras vertentes, o presidente da Embratur se demonstrou empolgado e respondeu: “Quando a equipe aqui falou dessa parceria, eu fiquei muito animado. Eu acho que o TikTok hoje tá num momento extraordinário, e a Embratur já vem também trabalhando, não só com jornalistas, mas com influenciadores e criadores de conteúdos, o que pode ser sim um novo passo. A gente precisa ampliar as possibilidades, via plataforma, e essa parceria é fundamental por isso”, completou.

Capacitação e material dedicado para os usuários

Silvia Belluzzo enfatizou a importância da capacitação para que os pequenos e médios empreendedores do turismo possam aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo TikTok. “Sabemos que o TikTok inaugura uma nova maneira de se comunicar e promover negócios. Por isso, queremos apoiar empresas do setor com materiais dedicados e treinamentos específicos, ajudando-as a entender como utilizar a plataforma de forma estratégica para gerar mais visibilidade e conversões”, destacou a executiva. Ela também mencionou iniciativas anteriores da plataforma voltadas ao empreendedorismo, como o programa “Cria que Cria”, que disponibilizou capacitação gratuita para milhares de pequenos negócios no Brasil.

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Primeiro webinar será uma maneira de medir como foi a ação e próximos passos (Reprodução/Embratur-TikTok)

No dia 03 de abril, às 11h, acontecerá a primeira capacitação gratuita para apoiar este projeto, que contará com os palestrantes: André Vernareccia, Marketing Partner Manager e Kevin Tarciano, Client Solutions Manager – Travel. As inscrições estão abertas no link.

Como o turismo deve aproveitar esta parceria?

Para Belluzzo, o turismo brasileiro pode se beneficiar imensamente dessa parceria ao utilizar o TikTok como uma ferramenta de descoberta de destinos e experiências. “O TikTok não é apenas uma plataforma de entretenimento, mas também uma ferramenta de pesquisa e engajamento. Hoje, mais de 50% dos usuários utilizam a plataforma para buscar novidades e recomendações. Isso significa que destinos turísticos menos conhecidos podem ganhar destaque e atrair novos visitantes. A ideia é que as empresas utilizem o TikTok para criar campanhas criativas, engajar comunidades e promover ofertas personalizadas, ampliando sua capacidade de atuação e conquistando novos públicos”, explicou.

Bruno Gomes, CMO da Zupper, compartilhou sua experiência com o TikTok, revelando como a empresa transformou sua presença na plataforma em apenas 18 meses, se tornando a maior agência de viagem do canal. Durante sua fala, ele detalhou os desafios iniciais enfrentados, como a visão limitada que tinha sobre o TikTok, considerada uma plataforma de entretenimento com conteúdos superficiais. No entanto, ao longo da parceria, ficou claro que o TikTok poderia impactar significativamente todas as etapas da jornada do viajante, desde a inspiração até a decisão de viagem.

Ele ressaltou o poder do conteúdo audiovisual, que desperta o desejo de viajar de forma autêntica e direta, conectando marcas a consumidores de maneira mais pessoal e envolvente. Com o tempo, a Zupper conseguiu não apenas aumentar sua comunidade de seguidores, mas também gerar resultados impressionantes, como uma taxa de engajamento de 26% e um custo de aquisição extremamente baixo.

Bruno finalizou destacando que, ao se adaptar à linguagem da plataforma e entender o comportamento da audiência, a empresa conseguiu ampliar sua atuação e gerar uma demanda significativa de negócios, reafirmando a importância estratégica do TikTok no cenário atual do marketing digital para o setor de turismo.

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