Devo colocar D ou N no câmbio automático ao parar no semáforo? Especialista responde

A combinação de carros com transmissão manual ou automática mudou consideravelmente nos últimos 15 anos, com muitos motoristas ainda não entendendo como operá-los.

A ideia de colocar D ou N no câmbio automático favoreceu a segurança e a facilidade de uso oferecida por esse tipo de caixa de câmbio.

O fato de colocar D ou N no câmbio automático não escolhemos as marchas reduz o estresse dos motoristas menos experientes, sendo uma vantagem na cidade e em condições de congestionamento.

na foto aparece um câmbio automático para colocar D ou N no câmbio automático

Não é preciso colocar o câmbio automático em na posição neutro nas paradas – Foto: Pixabay

Colocar D ou N no câmbio automático?

Uma conversa muito comum entre motoristas de carros com transmissão automática é se eles devem selecionar ponto morto (N), estacionar (P) ou dirigir (D) quando parados em um sinal vermelho.

Essa “pergunta” é respondida por um mecânico, já que motoristas de carros com transmissão automática costumam perguntar se devem colocar o carro em ponto morto quando param em um sinal vermelho.

De acordo com o mecânico, se o carro ficar parado por muito tempo, pode ser necessário trocar de marcha e selecionar N, como quando o semáforo fica vermelho ou quando há um engarrafamento intenso e o trânsito fica “parado”. Mas se a parada for curta, não é necessário alterar a posição do seletor.

A resposta correta é um pouco mais complexa, uma vez que o tipo de transmissão para colocar D ou N no câmbio automático desempenha um papel.

Os tipos mais populares de transmissões automáticas são a de dupla embreagem e a de conversor de torque.

Transmissão automática de dupla embreagem

No caso de uma transmissão automática de dupla embreagem, aconselha-se selecionar “neutro” porque a embreagem que gerencia as relações impares e claro, a primeira marcha, permanece “pressionada” mesmo quando estamos parados (em carros sem stop/start).

na foto aparece um câmbio automático para colocar D ou N na transmissão automática

Alavanca de câmbio automático tem função extra – Foto: Reprodução

Isso pode causar um desgaste prematuro se permanecermos em “Drive” por muito tempo.

Entretanto, se o carro tiver uma transmissão automática com conversor de torque, não precisamos selecionar ponto morto.

O motor e a transmissão automática funcionam juntos de forma mais suave e ficar parado em semáforo com a marcha D selecionada não causará desgaste na transmissão.

Se isso ocorre porque esse tipo específico de automático é projetado para suportar esse tipo de uso e operação.

De qualquer maneira, os carros com câmbio automático exigem um pouco mais de atenção, pois são mecanismos complexos. A maneira correta de usá-lo é muito importante, pois um reparo pode sair muito caro.

De acordo com especialistas, uma transmissão automática exige mais horas de reparo em caso de avaria do que uma transmissão manual, enquanto sua substituição pode custar perto de 10 mil euros (o equivalente a R$ 62 mil).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.