Som alto e gritos madrugada adentro; adolescentes consumindo bebidas alcoólicas e garrafas arremessadas na via pública; consumo de drogas e entorpecentes; venda de produtos vencidos e falta de alvarás.
Foto: Vinicius Thormann/PMC
A partir de agora, cada denúncia levada ao conhecimento da Secretaria de Segurança Pública será apurada. É o que ficou comprovado com a operação desencadeada na última sexta-feira (12), quando 12 endereços acabaram fiscalizados.
Para isso, o Município reuniu uma força integrada que reuniu Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, além de equipes de fiscalização compostas por servidores da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e da Vigilância Sanitária.
O resultado da ação foram dois bares interditados: Um no bairro Niterói e outro no Mathias Velho. A situação do segundo, conforme o secretário de Segurança, Alberto Rocha, era pior.
“Ali no Mathias Velho encontramos um estabelecimento em que estavam 200 pessoas, funcionando sem alvará e vendendo produtos vencidos”, explica. “Acabamos interditando o local na hora”.
Conforme o experiente secretário, a fiscalização faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município e o Ministério Público. Novas fiscalizações, portanto, serão organizadas.
“Houve esta ação nos bairros Niterói e Mathias Velho, mas teremos outras ações”, avisa.
Além dos locais interditados, ao longo da noite de trabalho, um total de 30 menores desacompanhados acabaram identificados. Diante do quadro, foi acionado o Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DECA).
“O objetivo é garantir a segurança e o bem-estar da população de Canoas, sempre com o foco na prevenção e controle da criminalidade”, conclui Rocha.
Denúncias
Para fazer uma denúncia relacionada bares e casas noturnas à Secretaria de Segurança Pública, há vários canais de denúncia. À noite, o melhor usar o WhatsApp (51)99301-4751, que é do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
É possível também acionar a Guarda Municipal por meio do 153. Quem preferir, pode acionar a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) ao ligar para o número 0800-510-1234. Também é possível enviar um e-mail para atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br.
A CAC, para quem quiser estiver passando pelo Centro de Canoas, está instalada na Rua Ipiranga, 120, no Centro de Canoas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.