EUA correm risco de calote já em agosto se não tomarem medidas sobre teto da dívida

Vista do prédio do Congresso dos Estados Unidos, em Washington 30/09/2023 REUTERS/Ken Cedeno

WASHINGTON (Reuters) – O governo dos Estados Unidos correrá o risco de não pagar parte de sua dívida de US$ 36,6 trilhões já em agosto a menos que o Congresso aja para elevar o teto da dívida do país, segundo previsão do Escritório de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglês) nesta quarta-feira.

A previsão do CBO sobre a chamada “data X” em que o Departamento do Tesouro não será mais capaz de cobrir suas obrigações segue uma estimativa do Bipartisan Policy Center na segunda-feira de que os EUA poderiam enfrentar o risco de “default” em algum momento entre meados de julho e o início de outubro.

O CBO disse que a data “provavelmente” seria em agosto ou setembro.

Os republicanos que controlam a Câmara dos Deputados e o Senado dos EUA não informaram quando pretendem apresentar uma legislação para aumentar o limite da dívida autoimposto pelo Congresso.

Parlamentares têm repetidamente levado as negociações sobre o aumento do limite de endividamento do governo até o último minuto, uma tendência que tem abalado os mercados financeiros e levado as principais agências de crédito a reduzir suas classificações sobre a capacidade de crédito do governo federal.

The post EUA correm risco de calote já em agosto se não tomarem medidas sobre teto da dívida appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.