“Street View” da Apple começa a circular pelo Vale do Sinos

A Apple iniciou a coleta de imagens para reformular seu aplicativo de mapas no Brasil, e o Vale do Sinos já está na rota desse mapeamento. Desde a última semana, sete veículos da empresa circulam pelas principais cidades da região, incluindo Novo Hamburgo, São Leopoldo, Ivoti, Estância Velha e Campo Bom. A previsão é que o trabalho continue até meados de maio pela região, antes de avançar para outras áreas da região metropolitana e, posteriormente, para os estados de Santa Catarina e Paraná.

"Street View" da Apple começa a circular pelo Vale do Sinos | abc+



“Street View” da Apple começa a circular pelo Vale do Sinos

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Os veículos, de cor branca e com um adesivo discreto, estão equipados com um sistema avançado de captura de imagens, composto por 13 câmeras que registram as ruas. A tecnologia busca oferecer um serviço semelhante ao Google Street View, permitindo que os usuários naveguem pelo ambiente urbano por meio de imagens interativas. Além disso, os dados coletados também aprimorarão o sistema de geolocalização e GPS dos dispositivos da Apple.

VEJA: VÍDEO: “Achamos que era mentira”, tia de menino jogado no rio pelo pai conta como família materna recebeu notícia

Em Novo Hamburgo, um dos veículos foi avistado em diversas ruas da cidade e no trecho da RS-239, nas imediações da estrada Germano Friedrich, próximo ao acesso ao Santuário das Mães. A equipe responsável pelo mapeamento veio de São Paulo e está encarregada de percorrer as principais cidades do Sul do País.

"Street View" da Apple começa a circular pelo Vale do Sinos | abc+



“Street View” da Apple começa a circular pelo Vale do Sinos

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A reformulação do Apple Maps no Brasil faz parte de uma estratégia global da empresa para melhorar a experiência de navegação e oferecer novos serviços, como imagens em 3D e rotas personalizadas de acordo com as preferências dos usuários. A Apple já realiza esse trabalho no país desde o segundo semestre de 2023, mapeando gradualmente as principais regiões metropolitanas.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Apple expande mapeamento com tecnologia a pé, mas RS ainda não está na lista

Além do mapeamento com veículos, a Apple iniciou recentemente um novo sistema de captura de imagens a pé em algumas capitais do Brasil. A novidade, que ainda não contempla o Rio Grande do Sul, consiste no uso de mochilas equipadas com sensores e câmeras para registrar locais de difícil acesso para carros, como galerias, trilhas, parques e ruas exclusivas para pedestres.

O objetivo dessa tecnologia é aprimorar o recurso “Olhe ao Redor”, um sistema da Apple que oferece visualizações em 360 graus e simulações detalhadas dos ambientes. A ferramenta tem foco especial na acessibilidade, permitindo que usuários encontrem rotas mais adequadas para diferentes necessidades de locomoção.

LEIA TAMBÉM: Esquema de venda de “droga do amor” é descoberto e Polícia cumpre mandados no Vale do Sinos

As cidades que já começaram a receber esse mapeamento incluem São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Salvador e Recife. Nessas regiões, equipes contratadas pela Apple percorrem as ruas com mochilas equipadas com iPhones, iPads e sensores LiDAR, capazes de criar representações tridimensionais precisas dos espaços urbanos.

O Apple Maps, que por anos ficou atrás do Google Maps no Brasil, aposta nessas atualizações para competir no mercado de navegação digital, oferecendo um novo visual em 3D, melhorias nas rotas a pé e maior precisão nas informações de geolocalização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.