Na última sexta-feira (28/3), a Tailândia foi atingida por um forte terremoto que causou grandes danos e forçou a evacuação de prédios, incluindo hospitais. Durante o caos, equipes médicas do Hospital Geral da Polícia, em Bangkok, enfrentaram uma situação inusitada e tiveram que realizar uma cesárea no meio da rua. O episódio foi registrado em um vídeo publicado em redes sociais.
A cirurgia estava em andamento quando os médicos receberam a ordem de deixar o hospital, devido ao risco de desabamento. Sem tempo de concluir o procedimento dentro da unidade, a solução foi transportar a paciente para a calçada, onde a cirurgia foi finalizada em uma área improvisada, com a paciente ainda sob o efeito da anestesia.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o bebê nasce na rua, em plena calçada. Até o momento, as autoridades não divulgaram informações sobre o estado de saúde da mãe ou do recém-nascido.
Footage during the earthquake in #Bangkok a baby was born in the park
Waht a story to tell ‘’ I was born during the earthquake ‘’ #แผ่นดินไหว #earthquake #myanmarearthquake #bangkokearthquake #ตึกถล่ม pic.twitter.com/7E0FdzfPEf
— Miia
(@i30199) March 28, 2025
Em entrevista à imprensa local, o porta-voz do hospital, coronel Sirikul Srisanga, explicou que o hospital não possuía um plano de resposta específico para terremotos e seguiu o protocolo de evacuação usado em casos de incêndio. Os pacientes foram redistribuídos em áreas de risco controlado, enquanto engenheiros fazem avaliações para garantir a segurança do hospital e a continuidade do atendimento médico.