Conforme anunciou o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira (31/3), o rei Charles III retornará ao trabalho nesta semana, após ter ficado internado, na última quinta-feira (27/3), devido aos efeitos colaterais desencadeados pelo tratamento contra um câncer. Em nota, porta-vozes compartilharam atualizações sobre o estado de saúde do monarca de 76 anos.
No texto, o Palácio de Buckingham comentou que o rei Charles “passou um fim de semana tranquilo” na Highgrove House. Ele resolveu ficar na propriedade de campo para descansar. Vale destacar que o soberano e a esposa, a rainha Camilla, viajarão para a Itália na próxima segunda-feira (7/4).
Nesta terça-feira (1°/4), o rei Charles participará da solenidade de investiduras no Castelo de Windsor. Segundo o comunicado, o soberano de 76 anos presidirá reuniões privadas e realizará funções regulares de chefe de Estado. Embora alguns eventos tenham sido confirmados para esta semana, outros precisarão ser remarcados.
“Alguns compromissos serão remarcados para garantir que o rei tenha descanso suficiente antes de voar para a Itália na próxima semana para uma visita de Estado de quatro dias”, escreveu o portal britânico Express em um artigo.
Internação do rei Charles
O Palácio de Buckingham deu um susto em quem acompanha as movimentações dos integrantes da família real britânica. Na última quinta-feira (27/3), assessores da monarquia anunciaram que o rei Charles III precisou ser hospitalizado. Desde fevereiro do ano passado, ele está em tratamento contra um câncer, cujo tipo não foi revelado.

No comunicado oficial, o Palácio de Buckingham escreveu: “Após tratamento médico programado e em andamento para câncer esta manhã, o rei apresentou efeitos colaterais temporários que exigiram um curto período de observação no hospital. Os compromissos da tarde de sua majestade foram, portanto, adiados”.
“Sua majestade agora retornou à Clarence House e, como medida de precaução, agindo por orientação médica, o programa diário de amanhã também será remarcado. Sua majestade gostaria de enviar suas desculpas a todos aqueles que possam ter se sentido incomodados ou desapontados como resultado disso”, finalizou o palácio na mensagem.
Entenda o que ocorrerá na monarquia britânica, caso o rei Charles morra ou abdique ao cargo
- Como o rei Charles está com câncer, e devido à sua idade avançada – 76 anos –, o príncipe William teria iniciado o processo de transição do trono.
- William é o primogênito de Charles, fruto do primeiro casamento do rei, com a saudosa princesa Diana.
- Quando Charles morrer, ou caso decida renunciar, William assume automaticamente o posto de rei do Reino Unido.
- Esposa de William, Kate Middleton se torna a rainha consorte.
- Com a mudança, a rainha Camilla, cônjuge de Charles III, passa a ter o título de rainha viúva.
- O primogênito de William e Kate, príncipe George, fica na primeira posição da linha sucessória do trono.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.