Nova frente fria avança no RS nesta quarta-feira no RS e Inmet emite três alertas para risco de tempestades

Uma frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul na segunda-feira (31) com muita chuva e rajadas de vento que ultrapassaram de 100 km/h e causaram diversas transtornos, como serviços de mobilidade afetados e falta de fornecimento de energia elétrica em diversas cidades gaúchas. 

Nova frente fria pode provocar temporais e alagamentos no RS | abc+



Nova frente fria pode provocar temporais e alagamentos no RS

Foto: Igor Müller/GES-Especial

A terça-feira (1º), contudo, não foi de tempo severo Estado, que contou com um dia instável e até registro de garoa e chuva irregular em alguns municípios. Também houve um declínio nas temperaturas, que entre o final de semana e a segunda tiveram registros superiores a 30ºC e mínimas entre 20ºC e 23ºC. 

Nesta terça, as marcas menores baixaram cerca de 15ºC em diversas áreas do Estado. A rede de estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou mínima de 12°C em Jaguarão, 12,6°C em Quaraí, 12,9°C em Santana do Livramento, 13°C em Canguçu, 13,4°C em Caçapava do Sul, 13,5°C em Bagé 14,2°C em Dom Pedrito.

Apesar da baixa nas temperaturas, a preocupação dos gaúchos nesta quarta-feira (3) deve ser com a chegada de uma nova frente fria, que associada a um centro de baixa pressão avança pelo RS com mais chuva e vento. Segundo a MetSul, modelos indicam potencial para novos temporais. “A chuva poderá ser volumosa em alguns pontos e o vento poderá ter rajadas moderadas a fortes”, diz o prognóstico da empresa especializada em meteorologia. 

No Vale do Sinos, a temperatura oscila entre 20ºC e 27ºC, no Paranhana fica de 21ºC a 27ºC e no Caí as marcas variam entre 21ºC e 26ºC. Já na Serra, a mínima será de 18ºC e a máxima de 26ºC enquanto na Grande Porto Alegre a variação será entre 19ºC e 27ºC. Por fim, no litoral norte os termômetros terão registros de 21ºC e 24ºC. 

Conforme a MetSul, a quinta-feira (3) terá tempo instável com chuva. A partir de sexta-feira (4) o ar polar avançar e derruba a temperatura em todas as regiões.

RS tem três alertas para temporais 

Diante da chegada da nova frente fria no território gaúcho, com risco de tempestades, o Inmet emitiu três alertas meteorológios. O mais grave deles é classificado pela cor laranja, que indica que o grau de severiade é de perido. Esse aviso é válido das 10 às 18 horas e abrange as seguintes regiões do Estado: noroeste, metropolitana de Porto Alegre, nordeste e centro oriental, além do oeste e serrana de Santa Catarina. 

O comunicado aponta que nessas áreas pode haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Segundo o órgão federal, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

O segundo alerta é classificado pela cor amarela, que indica que o grau de severidade é de perigo potencial. Ele é válido entre a 1 hora e às 11 horas desta quarta-feira. Conforme o Inmet, pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem atingir até 60 km/h e queda de granizo. 

Contudo, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores de alagamentos. Esse aviso abrange a região metropolitana de Porto Alegre, sudoeste, sudeste, centro ocidental e centro oriental rio-grandense. 

Já o terceiro e último alerta do Inmet, também é classificado pela cor amarela e indica o mesmo prognóstico do anterior. O que muda são algumas áreas de abrangência, que além das citadas, inclui a região noroeste do Estado. Esse aviso tem validade entre 10 e 17 horas desta quarta. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.