RS-239: Por que tantos caminhões estão parados junto à praça de pedágio de Campo Bom?

Uma operação de fiscalização realizada pela Receita Estadual chama a atenção de motoristas que trafegam pela RS-239, tanto no sentido Campo Bom–Novo Hamburgo quanto no sentido contrário. A ação, que conta com o apoio da Brigada Militar por meio do Batalhão Fazendário, tem como objetivo combater a sonegação de impostos.

Fila de veículos se formou nesta segunda-feira | abc+



Fila de veículos se formou nesta segunda-feira

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

A equipe é formada por nove analistas tributários da Receita Estadual e três policiais militares. Eles integram a Agência Metropolitana de Fiscalização Móvel, que atua em diferentes pontos da Região Metropolitana de Porto Alegre com foco na verificação do recolhimento correto do ICMS.

De acordo com Ademir Rodrigues, analista tributário da Receita Estadual, os fiscais conferem se a carga transportada está acompanhada da nota fiscal e se as informações do documento correspondem ao que está sendo levado. “Essa é uma ação que ajuda a combater a sonegação de imposto. Quando há alguma irregularidade, o motorista é notificado”, afirma.

VEJA TAMBÉM: ÚLTIMAS CHANCES: Prazo para receber valores do Devolve ICMS Linha Branca está acabando

No sentido Campo Bom–Novo Hamburgo, a fiscalização ocorre nas proximidades da praça de pedágio, onde duas faixas da rodovia são bloqueadas, restando apenas uma para o tráfego. Em alguns momentos, até dez veículos de carga aguardam simultaneamente pela verificação. Apesar do estreitamento, o trânsito flui com tranquilidade, já que o trecho está devidamente sinalizado.

Já no sentido Novo Hamburgo–Campo Bom, a fiscalização se concentra no trecho conhecido como desvio do pedágio. No local, agentes da Receita Estadual também monitoram os veículos de carga que utilizam esse acesso alternativo.

LEIA MAIS: PREVISÃO DO TEMPO: Inmet alerta para chuva volumosa e ventos intensos nas próximas horas no RS

A seleção dos veículos é aleatória. Caminhões de distribuidoras de alimentos, carretas com transporte de máquinas, veículos com insumos industriais e bloquetos de concreto estão entre os abordados ao longo da manhã.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.