Domingo de Páscoa é ou não feriado nacional? Confira

Sempre celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia, neste ano, a Páscoa ocorre no dia 20 de abril. Mas você sabe se a data religiosa é ou não considerada feriado?

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Páscoa | abc+



Páscoa

Foto: Pixabay

Embora muitas pessoas pensem que sim, conforme a legislação trabalhista brasileira, o domingo de Páscoa não é considerado feriado ou mesmo um dia de ponto facultativo. Legalmente, a data é considerada um dia comum de trabalho.

Desta forma, funcionários escalonados para trabalhar neste dia não poderão usufruir de compensações previstas para feriados. Além disso, caso falte sem prévio acordo, o trabalhador poderá sofrer descontos salariais e outras medidas disciplinares cabíveis.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

E a Sexta-feira Santa?

O feriado relacionado à data é sempre na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa, conhecida como Sexta-feira Santa ou Paixão de Cristo, que neste ano cai no dia 18 de abril. Na liturgia católica, o dia marca a crucificação de Jesus Cristo.

Como, conforme a legislação, é proibido trabalhar em dias de feriados nacionais e religiosos, quem exercer atividades na Sexta-feira Santa terá direito ao pagamento em dobro ou à concessão de folga compensatória posterior. 

FIQUE POR DENTRO: Trabalha em feriados e domingos? Se prepare para mudanças

A regra só é diferente para serviços essenciais — como supermercados, hospitais, farmácias —, que são autorizados a funcionar regularmente nestas datas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.