Latam amplia conectividade em Pernambuco com nova rota entre Recife e Petrolina

Latam

Além de facilitar o deslocamento de passageiros, a rota permitirá o escoamento de cargas, especialmente frutas produzidas no Vale do São Francisco (Divulgação/Latam)

A Latam Airlines Brasil anunciou, nesta quinta-feira (10), a criação da nova rota direta entre Recife e Petrolina, com início previsto ainda para 2025. A operação contará com três voos semanais e faz parte da estratégia da companhia de ampliar a conectividade aérea em Pernambuco. A nova ligação aérea atende a uma demanda antiga da região e reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento do Sertão pernambucano.

Além de facilitar o deslocamento de passageiros, a rota permitirá o escoamento de cargas, especialmente frutas produzidas no Vale do São Francisco, que serão transportadas à capital para exportação por meio da malha internacional da Latam. O anúncio é resultado de um plano de expansão discutido com o Governo de Pernambuco desde setembro de 2024. A operação tem apoio do Ministério de Portos e Aeroportos e está inserida nas políticas públicas voltadas ao fomento do turismo e ao crescimento regional.

“Ao lado das companhias aéreas e do governo de Pernambuco, o Ministério de Portos e Aeroportos tem trabalhado para ampliar cada vez mais a oferta de voos no estado. A criação dessa nova operação vem para atender uma demanda antiga do povo pernambucano, além de alavancar a economia dos municípios. Petrolina é um importante polo econômico e turístico de Pernambuco. O setor aéreo também tem crescido na região. No ano passado, quase 500 mil turistas utilizaram o aeroporto de Petrolina. Resultado 5% superior ao ano de 2023. Quando um voo é criado, novos empregos são gerados”, afirmou o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“Esse novo voo para Petrolina é um marco importante para o desenvolvimento do Sertão de Pernambuco. A conectividade é um fator fundamental para o progresso de qualquer região, e, com esse voo, estamos promovendo mais acesso, oportunidades de negócios e impulsionando setores essenciais como o turismo e a agricultura, que são tão fortes naquela região. Agradeço à Latam pela parceria e pelo apoio ao crescimento de Pernambuco”, declarou a governadora Raquel Lyra.

“A Latam agradece os esforços do Governo de Pernambuco e do Ministério dos Portos e Aeroportos em ajudar a viabilizar a rota Recife-Petrolina. O esforço conjunto possibilitou à Latam a abertura dessa nova rota, conectando ainda mais o estado com o mundo, aumentando o fluxo turístico internacional, via conexão em Recife, com voos da Latam”, disse Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Os detalhes da operação, assim como o início da venda de passagens, serão divulgados nos próximos meses. A nova rota Recife–Petrolina integra um conjunto de investimentos recentes da Latam em Pernambuco, como o lançamento da operação internacional Recife–Santiago em dezembro de 2024, o início da rota São Paulo/Guarulhos–Fernando de Noronha em maio deste ano e a operação sazonal Recife–Fernando de Noronha desde março.

Atualmente, a Latam realiza cerca de 100 voos semanais em Recife, ligando a capital a Brasília, Fortaleza, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão). Em Petrolina, a companhia já opera voos para São Paulo/Guarulhos, com 14 frequências semanais.

A expansão da companhia em Pernambuco inclui ainda a estreia da rota Guarulhos–Fernando de Noronha, prevista para 1º de maio de 2025. A operação contará com voos diários e será realizada com aeronaves Airbus A319, com duração média de 3h50.

Com essa nova ligação, a Latam passa a ser a primeira companhia a oferecer voos diretos de Noronha a partir do hub de São Paulo, facilitando a conexão com voos internacionais e aumentando a capacidade de recepção de turistas estrangeiros no arquipélago.

No plano nacional, a Latam registrou crescimento de 13% em sua frota no Brasil desde 2023, com a incorporação de 25 aeronaves novas. A empresa lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo dados da Anac, com voos para 54 aeroportos no país. A previsão é de crescimento de até 8% na oferta de assentos em 2025.

No cenário internacional, a Latam é a empresa que mais conecta o Brasil com o exterior, com voos próprios partindo de 90 aeroportos internacionais. Neste ano, a empresa planeja lançar a rota Fortaleza–Lisboa durante a alta temporada. A Latam emprega atualmente 20,5 mil funcionários no Brasil, 14% a mais do que em 2023. Em janeiro, iniciou as aulas da Escola Latam, com 70 bolsistas, e em fevereiro lançou novo processo seletivo para contratar 900 novos tripulantes no país.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.