Mutirão em Estância Velha antecipa consultas com dermatologistas e acende alerta para cuidados com a pele

Com mais de 200 pessoas na fila de espera por atendimento dermatológico, Estância Velha recebeu neste sábado (12) um mutirão que, além de acelerar consultas pelo SUS, também lançou luz sobre um tema que exige atenção constante: os cuidados com a pele. A ação foi promovida pela ONG Juntos Pela Vida em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Juliana aguardava há mais de um ano pelo atendimento | abc+



Juliana aguardava há mais de um ano pelo atendimento

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O mutirão atendeu 120 pacientes previamente encaminhados por unidades de saúde. Além de consultas, também foram realizados procedimentos e coletas de biópsias para investigação de possíveis casos de câncer de pele, como o melanoma, considerado o tipo mais agressivo da doença.

“Nós vivemos numa região com alta incidência de câncer de pele. O melanoma é extremamente letal, mas quando diagnosticado precocemente, temos mais de 90% de chance de cura”, explica o médico dermatologista Carlos Antonello, presidente da ONG. Ele alerta que lesões que coçam, doem, não cicatrizam ou mudam de forma e cor devem sempre ser avaliadas por um especialista.

Durante os atendimentos, os médicos também reforçaram os sinais de alerta: pintas que crescem além de 6 milímetros, apresentam bordas irregulares, cores diferentes em seu interior ou formato assimétrico devem ser investigadas com biópsia. Pessoas com pele, olhos e cabelos claros devem redobrar os cuidados e evitar exposição solar sem proteção. “Esses cuidados são essenciais, e quando for para uma exposição solar, devem sempre usar o filtro”, acrescenta.

Para Juliana Pastoriza da Silva, 47 anos, o mutirão representou o fim de uma longa espera. “Já fazia mais de um ano que eu aguardava para ver uma ferida na minha perna. Acabar com essa espera e ter isso perto de casa é muito importante”, conta.

Fila reduzida

A ausência de referência em dermatologia na Região 7 tem sobrecarregado outras cidades, como Porto Alegre, segundo o secretário municipal de Saúde, Yuri Campos. “Estância Velha tinha 200 pessoas na fila e hoje a gente já conseguiu atender 120 pacientes. Alguns passam pelo atendimento e já recebem alta, porque o tratamento é mais tranquilo. Outros já foram coletadas biópsias hoje aqui, que também seguem para análise para depois ver se é um possível câncer ou não. Então, essa parceria é fundamental”, explica.

A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estância Velha, Doraci Franck, destacou o papel da prevenção. “É isso que nos move. A Liga existe para prevenir. E quando a gente consegue agilizar o atendimento, evitamos que a doença avance. Prevenção é a palavra-chave”, alerta

Um show que se transforma em atendimento

Mutirão ocorreu em parceria com a Ong Juntos Pela Vida, Liga Feminina e secretaria de Saúde de Estância Velha | abc+



Mutirão ocorreu em parceria com a Ong Juntos Pela Vida, Liga Feminina e secretaria de Saúde de Estância Velha

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O mutirão deste sábado foi viabilizado com recursos arrecadados no evento Cante Pela Vida 2024. Para seguir promovendo novas ações, a ONG já prepara a próxima edição do espetáculo, marcado para o dia 10 de junho, às 19h, no Teatro Feevale.

“Todo o valor arrecadado com os ingressos será revertido em mutirões até o fim de 2025. Vai ser uma noite linda de música e humor com artistas voluntários como Herta Klein, Luiza Barbosa, Banda Rosas, Cantigas de Galpão, Grupo Vocal Juad e o pajador Edilson Villagran. Vai ser um grande espetáculo de humor e música e cada pessoa que for, vai render um atendimento para pacientes que aguardam na fila do SUS”, anuncia Antonello.

Os ingressos estão à venda no site Blueticket e também na sede da ONG, localizada na Rua Maurício Cardoso, 931, sala 1, em Novo Hamburgo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.