Sul do Brasil terá frio intenso entre abril e maio? Confira o que diz a previsão do tempo

Em 2025, o inverno começa oficialmente às 23h42 do dia 20 de junho. Esse é o chamado inverno astronômico, mas os meteorologistas definem o trimestre de junho a agosto como inverno meteorológico, que é quando o Brasil costuma registrar as temperaturas mais baixas do ano. 

Sul do Brasil terá frio intenso entre abril e maio? Confira o que diz a previsão do tempo | abc+



Sul do Brasil terá frio intenso entre abril e maio? Confira o que diz a previsão do tempo

Foto: Igor Müller/GES-Especial

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

“A história climática gaúcha mostra vários anos em que a menor temperatura anual ou algumas das menores mínimas do ano se deu nos primeiros 20 dias de junho, portanto ainda no outono pelo critério astronômico, mas já dentro do chamado inverno pelo critério da climatologia”, explica a meteorologia Estael Sias, da MetSul Meteorologia.

Porém, mesmo antes do inverno, o Sul do Brasil já registrou frio intenso em alguns anos. Os episódios mais significativos foram em 1999, quando nevou na metade de abril devido a uma potente massa de ar polar associada a um intenso ciclone, e em 2023, quando também nevou em abril, no dia 19, no Planalto Sul Catarinense.

Esse ano, a previsão do tempo indica que nenhuma simulação indica massa de ar polar muito intensa no Sul do Brasil até o fim de maio. A MetSul explica que a previsão desses modelos é para 40 dias, o que pode mascarar episódios de frio de curta duração e que só poderão ser confirmados mais perto de ocorrerem.

LEIA TAMBÉM: Semana Santa começa com ingresso de ar frio no RS; veja como será cada dia

“Os dados não indicam nenhuma incursão de ar gelado muito significativa, embora apontem incursões de ar frio que devem trazer dias de temperatura baixa e mesmo com ocorrência de geada”, destaca Estael.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Assim, antes de junho, não se prevê nenhuma massa de ar polar intensa com geada generalizada ou chance de neve, embora possa ser registrada geada em algumas regiões ao longo dos próximos meses. “O mais provável, considerando a climatologia, é que dias de frio com maior intensidade cheguem em maio, mas por ora nenhum dado aponta massa de ar polar de significativa intensidade, como a de 2022”, adianta a MetSul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.