Secretaria faz ação de Páscoa com cães e gatos em Canoas

Para celebrar a Páscoa, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) de Canoas fez uma atividade especial para os cães e gatos abrigados no espaço, localizado no bairro Igara. Na tarde desta terça-feira (15), os animais se deliciaram com chocolate em formato de cenoura, coelho, patinhas e ovos. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Cães e gatos ganharam chocolate para celebrar a Páscoa



Cães e gatos ganharam chocolate para celebrar a Páscoa

Foto: Nicole Goulart/Especial

Mas o chocolate é só no nome e na cor porque o alimento distribuído é feito com fígado de galinha, farelo de aveia e gelatina sem sabor. Já que o chocolate normal, do que jeito que conhecemos, é tóxico para o animais, como alerta a secretaria. 

A ação faz parte do chamado enriquecimento ambiental, que inclui a alimentação, que promove atividades que estimulam o instinto e a cognição dos animais, assim como os picolés no verão. “Quando falamos desse enriquecimento é algo fora da rotina deles. Fizemos o chocolate em virtude da Páscoa e a importância disso para eles é a interação que eles tem conosco e para eles terem uma atividade diferente durante esse período”, explica a veterinária e responsável técnica Tainara Harth. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

A ação faz parte do enriquecimento alimentar dos animais, segundo a veterinária Tainara Harth



A ação faz parte do enriquecimento alimentar dos animais, segundo a veterinária Tainara Harth

Foto: Nicole Goulart/Especial

Ainda de acordo com a veterinária, a receita é simples: misturar os ingredientes, colocar em forminhas e congelar. “Não tem problemas eles ingerirem isso. É mais pela felicidade e pelo conforto deles e sabemos que eles gostam e cada vez mais tentamos inserir isso na rotina”, completa. 

Para a secretária Paula Lopes, a atividade reflete o espírito da Semana Santa. “A Páscoa é uma época de esperança e renovação e aqui no Bem-Estar estamos trazendo esse mesmo sentimento para os animais. Uma época importante e estamos dedicando um carinho totalmente especial com os protegidos que vivem aqui e aguardam a adoção”, ressalta. 

Conforme balanço atualizado no início de abril, a SMBEA conta com 304 caninos e 117 felinos, sendo 30 aptos para adoção. No Abrigo Palmira Gobbi, são 96 cães que ainda aguardam uma família, além de 233 animais em albergagens externas. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.