Esteio conquista o Selo Safira de Gestão Sustentável da Caixa; veja o que significa

A Prefeitura de Esteio recebeu, na tarde desta terça-feira (15), o Selo Safira de Gestão Sustentável concedido pela Caixa. A distinção criada pelo banco estatal é voltada para municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental (ESG) na gestão pública local.

Esteio conquista Selo Safira de práticas ESG da Caixa



Esteio conquista Selo Safira de práticas ESG da Caixa

Foto: Djalma Corrêa Pacheco/Divulgação/Prefeitura de Esteio

O certificado foi entregue ao prefeito Felipe Costella e à titular da Secretaria Municipal de Governança e Gestão (SMGG), Priscila Moreira Lucas, pela superintendente executiva de Governo da Caixa, Kelli Sauer, e pelo supervisor de filial, Círio Irineu Lemmertz Jr.

Para receber o selo, os municípios proponentes são avaliados por meio de 21 (vinte e um) indicadores, classificados sob quatro aspectos: Ambiental, Social, Governança e Climático. Cada um dos índices possui um peso específico, que varia conforme a sua importância dentro do instrumento de avaliação e representa, por meio da pontuação, o nível de maturidade desenvolvido pelo município em cada indicador avaliado.

Para a concessão do certificado ao município, são coletadas informações variadas de fontes públicas, de sistemas governamentais e de indicadores autodeclaratórios.

Veja também: Veja como fica a isenção na nova tabela do Imposto de Renda

Entre as vantagens para os municípios que obtém o Selo Caixa Gestão Sustentável está a possibilidade de acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços junto ao banco. O selo tem validade de dois anos e a adesão pelo município é voluntária.

Esteio ficou com o segundo nível mais alto, concedido para quem atinge, no mínimo, 80 pontos. O principal é o Diamante (100 pontos). O Bronze é conferido a quem faz de 60 a 70 pontos, e o Topázio é para quem atinge de 70 a 80 pontos.

No final da reunião, Felipe e Priscila receberam agendas da Caixa, brinde que também foi entregue ao vice-prefeito Rafael Figliero.

Reconhecimento de ações e Agenda 2030

O Selo tem objetivo reconhecer os municípios que aplicam as melhores práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública local, utilizando de maneira responsável os recursos financeiros e ambientais, objetos do Selo, proporcionando aumento do bem-estar e qualidade de vida aos munícipes, associado ao desenvolvimento urbano sustentável.

Além disso, o objetivo também inclui apoiar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. A Agenda 2030 inclui ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Apenas 12 cidades gaúcha têm selos em algum nível

Entre os 497 municípios gaúchos, somente 12 têm a certificação em algum nível (2,41%). No Brasil, apenas 174 dos 5.5565 municípios têm o selo em algum nível (3,12%). 

Entre os 497 municípios gaúchos, somente 12 têm a certificação em algum nível (2,41%). Apenas Esteio, Caxias do Sul, Santiago e Mariano Moro têm o Selo Safira. Nenhum tem o Selo Diamante. Quatro municípios gaúchos têm o Selo Topázio e quatro têm o Selo Cristal.

 Apenas dois municípios em todo o País conquistaram a pontuação máxima, sendo Cafelândia e Toledo, ambos no Paraná. O Brasil possui 77 cidades com o Selo Cristal, 53 com o Selo Topázio e 42 com o Selo Safira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.