Considerado o mais valorizado do Brasil, touro estreia em circuito profissional de rodeio: ‘Acreditamos no potencial dele, diz criador


Com genética premiada e filha vendida por R$ 405 mil, touro inicia trajetória entre animais renomados durante competição internacional de rodeio em Votuporanga (SP). Touro mais valorizado do Brasil estreia no circuito profissional de rodeio em Votuporanga
Considerado o mais valorizado da atualidade no Brasil, um touro de Votuporanga (SP), fruto do cruzamento entre as raças simental e holandês, vai estrear pela primeira vez no circuito profissional de rodeio.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Touro mais valorizado do Brasil estreia no circuito profissional de rodeio.
Arquivo pessoal
O animal, que recebeu o nome de “Acesso Negado”, faz parte de um plantel localizado a poucos quilômetros do centro da cidade e chega ao profissional após vencer todas as disputas juniores que participou, quebrando recordes em competições conhecidas, como a “Best Bull Genetics (BBG)” e “Jovens Touros”.
Ele vai estrear no tão aguardado circuito profissional durante o Votu International Rodeo, que ocorre de 8 a 11 de maio em Votuporanga.
Além do desempenho nas arenas, Acesso Negado se tornou símbolo de um projeto de melhoramento genético e ganhou notoriedade nacional ao ter uma vaca, sua filha, arrematada por R$ 405 mil, o maior valor já pago no país por uma bezerra da linhagem de touros de rodeio.
Segundo o criador, a valorização do touro é explicada pela genética.
Arquivo pessoal
Em entrevista ao g1, o empresário e proprietário do animal Tercio Miranda, de 51 anos, conta que a estreia no circuito profissional marca o início de uma nova fase em um projeto que começou há anos.
“A expectativa é tentar repetir o desempenho que ele teve nas categorias de base, agora em um cenário diferente, com touros já consagrados no Brasil. Acreditamos no potencial dele, mas sabemos que essa é uma nova etapa e que ele ainda precisa conquistar espaço no profissional”, afirma.
Segundo Tercio, a valorização do touro é explicada pelas boas condições de saúde. Devido ao cruzamento entre as raças simental e holandês, Acesso Negado já nasceu com genética voltada ao desempenho nas arenas.
O criador ainda ressalta que o animal apresenta um conjunto raro de características desejadas: estrutura mais leve, explosão nos movimentos e força concentrada, fatores que tornam seus pulos mais intensos e difíceis de serem vencidos pelos peões
“Eu sempre quis algo diferente para dar início ao trabalho com genética. Quando vi o Acesso pela primeira vez, ainda em um vídeo, percebi que ele era a peça que faltava. Sempre quis um touro como ele. Ele é menor e mais leve, mas com mais força e explosão. Isso o torna único”, diz o empresário.
Desde que chegou à fazenda ainda como garrote, Acesso Negado passou por um cuidadoso processo de preparação.
“Ele tem um tratamento um pouco diferente dos demais por realmente ser diferente. Por exemplo, aplicamos protetor solar no rosto dele por ele ser muito branco. Ele come separado, tem um manejo específico e convive com poucos animais”, detalha Tercio.
A escolha do rodeio em Votuporanga para a estreia não foi por acaso: “Pensamos muito na distância que o animal teria que viajar. Como o evento acontece próximo à nossa fazenda, achamos que seria a melhor oportunidade”, completa o criador.
Após essa primeira disputa, o touro deve participar de outras competições de rodeios, consolidando sua adaptação ao cenário profissional.
* Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.