Construção da Rodovia do Progresso será incluída na concessão do Bloco 1, confirma governo do RS

A concessão de rodovias estaduais da Grande Porto Alegre, Vale do Sinos e Hortênsias vai incluir a construção e manutenção da Rodovia do Progresso (RS-010). O que era uma intenção do governador Eduardo Leite (PSDB) após a tragédia climática do ano passado agora é uma decisão do governo, informam os secretários Artur Lemos, da Casa Civil, e Pedro Capeluppi, da Reconstrução.

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Traçado da Rodovia do Progresso (RS-010) foi definido após estudo de viabilidade | abc+



Traçado da Rodovia do Progresso (RS-010) foi definido após estudo de viabilidade

Foto: Arte: Alan Machado

Os secretários garantiram nesta quarta-feira (16) que a decisão de incluir a construção da Rodovia do Progresso na concessão do Bloco 1 está tomada. O entendimento é que o eixo Vale do Sinos-Porto Alegre precisa de uma terceira ligação para dar mais robustez ao sistema logístico metropolitano e que a concessão é a única maneira de viabilizar a obra.

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Na enchente do ano passado, Porto Alegre ficou com apenas um acesso, via RS-118 e RS-040. Já a BR-116, principal artéria do eixo norte da Região Metropolitana, ficou alagada em São Leopoldo e Esteio, o que exigiu a construção de corredores humanitários de emergência. A RS-010 é vista como um investimento necessário para a resiliência climática da região.

Processo de concessão do Bloco 1 avança ainda em 2025

Segundo Capeluppi, o processo de concessão das rodovias do Bloco 1 vai andar ainda em 2025. “Os estudos estão em fase de finalização”, garante, confirmando que a construção da RS-010 já é considerada nos cenários em análise. Os estudos servem de base para a fase de audiências públicas, quando o projeto recebe contribuições da sociedade.

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A previsão do governo é que esse processo avance ao longo do segundo semestre. “Neste momento nossas equipes estão todas focadas na revisão e ajustes finais da concessão do Bloco 2, que inclui rodovias do Vale do Taquari e regiões de Passo Fundo e Erechim”, justificou o secretário, garantindo que, na sequência, virá a concessão do bloco metropolitano.

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O secretário Artur Lemos vem defendendo que o Estado precisa avançar rápido em melhorias de infraestrutura para garantir competitividade econômica e que o caminho possível é via concessões. “Não fazermos esses avanços agora é condenar o Estado pelos próximos anos. Na verdade já estamos atrasados. Tínhamos que ter dado esse passo há uns vinte anos”, avalia o chefe da Casa Civil.

Secretários Pedro Capeluppi e chefe da Casa Civil, Artur Lemos | abc+



Secretários Pedro Capeluppi e chefe da Casa Civil, Artur Lemos

Foto: Casa Civil/Divulgação

As rodovias que integram o Bloco 1 de concessões

O Bloco 1 do plano de concessões é formado pela Rodovia do Progresso (RS-010), que será construída e mantida pela futura concessionária, e mais as RSs 020, 040, 115, 118, 235, 239, 446 e 474. O estudo de modelagem está a cargo do BNDES.

A previsão do Hub de Projetos do BNDES é que os estudos fiquem prontos no segundo trimestre do ano. No terceiro trimestre seria a consulta pública e, no quarto, a aprovação do processo pelos órgãos de controle. Com isso, o edital seria lançado no início de 2026. A estimativa de investimento da futura concessionária nos 440 quilômetros é de R$ 6,5 bilhões.

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