O que seu pet precisa para viajar com segurança

WhatsApp Image 2025 04 22 at 13.33.22 O que seu pet precisa para viajar com segurança

Cuidados com os pets antes da viagem Créditos: elenaleonova/iStock

Levar o animal de estimação para uma viagem pode transformar essa experiência em algo mais especial, tanto para o pet quanto para o dono. Porém, para que a viagem garanta a segurança e o conforto do animal, além de evitar dores de cabeça, é preciso se atentar a algumas regras de transporte.

Para quem está preparando uma viagem, seja com o seu cão ou gato, é importante se atentar às exigências específicas tanto para destinos nacionais quanto internacionais.

Vacinas obrigatórias para cães e gatos – Para os cães, as principais vacinas são a V8 e a V10, eficazes na proteção contra cinomose, parvovirose e hepatite. Além dela, a vacina antirrábica é obrigatória para todo e qualquer tipo de viagem, e dependendo do destino, a vacina contra giárdia também pode ser exigida.

Para os gatos, as vacinas mais solicitadas são a V3, a V4 e a V5, que previnem doenças respiratórias e infecciosas. Além delas, a antirrábica geralmente é exigida, então é importante dar uma atenção especial a ela.

Documentação necessária- Além das vacinas atualizadas, também é importante que os donos do pet tenham uma carteira de vacinação assinada e carimbada por um profissional habilitado, que deve conter os dados do pet com as datas corretas de imunização. Caso esse documento não seja apresentado, muitos locais podem barrar a entrada para embarque, inclusive em companhias aéreas.

Falando em avião, além da carteira de vacinação, as empresas também podem exigir o atestado de saúde, que deve ser emitido por um médico veterinário, comprovando que o pet tem condições de viajar plenamente. Esse documento precisa ser emitido, no máximo, 10 dias antes do embarque.

Viagens internacionais – Em viagens internacionais, todo esse processo citado até agora costuma ser mais rigoroso. É obrigatório ter o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido pelo Ministério da Agricultura, e atender às exigências sanitárias de cada país de destino, que podem incluir desde um microchip de identificação até mesmo vacinas específicas.

Atenção para o transporte – O transporte do pet, independentemente de ser em um avião, carro ou ônibus, deve sempre respeitar as normas específicas de cada companhia. Por conta disso, o uso de caixas de transporte (kennel) adequadas para o tamanho de cada animal é obrigatório em aviões e até mesmo em algumas empresas de ônibus. É importante lembrar que hotéis pet-friendly geralmente exigem o mesmo cuidado. 

A importância de um veterinário para a viagem – Para que esse processo de preparação da viagem, tanto nacional quanto internacional, seja mais fácil, o recomendado é consultar um médico veterinário. Esse profissional é capaz de orientar da melhor forma as vacinas obrigatórias e os documentos exigidos para cada destino.

Além disso, ele também pode avaliar a saúde do cão ou gato, constatando se o animal está em plenas condições de viajar e até mesmo dando dicas de como minimizar o estresse do pet durante todo o trajeto.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.