Turismo entre Brasil e Chile bate recordes e reforça laços entre os dois países

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Brasil e Chile estreitam laços para o turismo (Reprodução/Instagram Marcelo Freixo)

O turismo entre Brasil e Chile vive um momento histórico. Em apenas dois anos, o número de turistas chilenos que visitam o Brasil cresceu 223%, saltando de 202 mil para 653 mil. No mesmo período, a presença de brasileiros no Chile também teve um salto expressivo: aumentou 218%, alcançando 787 mil visitantes.

Os dois países, governados atualmente por Luiz Inácio Lula da Silva e Gabriel Boric, têm reforçado a cooperação regional, com foco em integração econômica e fortalecimento dos laços entre os povos. Um dos reflexos mais visíveis dessa aproximação é o aumento da conectividade aérea: hoje, são 15 rotas ligando Brasil e Chile, resultado de um crescimento de 275% na oferta de voos entre os países.

“Quando dois países vizinhos trabalham juntos, de forma qualificada, para gerar maior integração econômica e união entre os povos, o resultado é de ganha-ganha”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ao apresentar os dados aos presidentes.

Segundo ele, os resultados são fruto do trabalho conjunto com a ministra do Turismo do Chile, Verónica Pardo, em parceria com companhias aéreas e representantes do setor privado. “Viva o turismo, viva a América Latina!”, escreveu Freixo em publicação nas redes sociais.

Chile x Brasil

Em recente entrevista ao MeE, Verónica Pardo destacou a importância do mercado brasileiro para o Chile. Segundo ela, os brasileiros estão entre os turistas que mais investem em experiências no país, especialmente em áreas como enoturismo, gastronomia e esportes de inverno. “Apesar de os argentinos serem o maior volume de visitantes, os brasileiros gastam mais e demonstram um interesse crescente pelo Chile. Para nós, esse público é extremamente estratégico”, afirmou.

A ministra também enfatizou os esforços do Chile para ampliar a promoção do turismo no Brasil. “Nossos países conhecem mais sobre a Europa e os Estados Unidos do que sobre a própria América. Mas temos muito a compartilhar. Já iniciamos um trabalho intenso para promover a América do Sul de forma integrada, e o Brasil é um parceiro essencial nisso”, explicou Verónica.

Para fortalecer essa parceria, o Chile tem promovido a marca “Visit South America”, uma iniciativa para integrar a promoção de destinos sul-americanos e incentivar novas rotas turísticas regionais, como as Rotas Jesuíticas, que resgatam a herança cultural da América Latina. A ministra adiantou: “Já trabalhamos com a Federação Sul-Americana de Operadores de Turismo para desenvolver ações que mostrem essa integração, e esperamos ampliar ainda mais essas parcerias.”

Outro fator fundamental para o sucesso dessa parceria é a conectividade aérea, e a ministra destacou que, embora haja uma expansão nas rotas, o desafio é garantir a sustentabilidade dos voos. “Um voo só se mantém se vai e volta cheio. Precisamos que o Brasil também promova seus destinos para os chilenos. Florianópolis já é um destino consolidado, mas por que não incentivar também viagens para Gramado, Belo Horizonte e os parques naturais brasileiros?”, questionou Verónica.

Com o inverno se aproximando, o Chile reforça sua oferta de turismo, com destaque para o enoturismo, os esportes de inverno e o turismo astronômico.

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