Chuva forte com raios: área de baixa pressão do Paraguai afeta o Brasil

tempestade chuva forte
Foto: Pixabay

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem sofrer pancadas intensas de chuva com presença de raios nesta quarta-feira (23). Aliás, o território sul-matogrossense vem sendo impactado por quantidade de chuva em abril que não se registra para o mês desde 1961.

Confira a previsão do tempo para todo o país:

Sul

O centro do sistema de alta pressão começa a se afastar em direção ao oceano. Assim, as instabilidades voltam a avançar do interior do continente sobre o sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. As demais áreas continuam com predomínio de tempo firme, com presença de sol entre nuvens ao longo do dia.

Sudeste

Sistema de alta pressão continua influenciando a maior parte dos estados, condicionando o tempo mais aberto e temperaturas mais amenas, sobretudo em áreas mais próximas da costa e litoral. Apesar disso, a interação entre calor e umidade presentes na atmosfera pode resultar em pancadas rápidas e isoladas sobre parte do interior de Minas Gerais.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Centro-Oeste

Uma área de baixa pressão centralizada sobre o Paraguai deve reforçar e espalhar as instabilidades sobre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, com risco de fortes pancadas com raios na parte da tarde. Condição para chuva isolada entre Goiás e Distrito Federal.

Nordeste

Tempo segue instável no litoral da Bahia, ainda associado à entrada de circulação de ventos marítimos sobre a costa. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue atuando sobre a costa norte. Calor e tempo firme no interior da região, com atenção para baixa umidade do ar entre o interior do Sergipe, Pernambuco e Alagoas.

Norte

O dia amanhece mais aberto em boa parte dos estados, mas com condições para pancadas de chuva com raios sobre a região de Manaus, Amazonas. Ao longo do dia, as instabilidades ganham força e se espalham, trazendo pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e acompanhada por raios. Entre o litoral do Pará e o Amapá, a atuação da ZCIT reforça a condição para chuva forte.

O post Chuva forte com raios: área de baixa pressão do Paraguai afeta o Brasil apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.