Volkswagen Virtus Highline combina praticidade, robustez e elegância | Carro usado do dia

Ao longo das décadas, a Volkswagen interpretou as necessidades do público brasileiro. À medida em que as famílias cresciam, havia a necessidade de mais espaço para as bagagens, sendo os sedans os preferidos dos consumidores.

Baseado no Gol, o Voyage, foi lançado em 1981 e fabricado até 1995. À época, era comum os sedans terem duas portas, e ele seguiu essa tendência. Após ser descontinuado, o nome Voyage voltou na quinta geração do Gol, em 2008, permanecendo em produção até 2022.

O Virtus foi um novo capítulo para os sedans do fabricante. Para muitos, ele é um novo Voyage. E sinceramente, eu acho isso muito bom. Afinal, dá continuidade do legado que o seu antecessor deixou para os brasileiros. Eu mesmo, guardo memórias de um Voyage verde, que meus pais tiveram com bancos em tecido. Um charme!

Volkswagen Voyage parado de frente
VW Voyage [Divulgação]

Aqui no Alma Automotiva já tivemos a oportunidade de testar algumas versões do Volkswagen Virtus, o que ampliou nossa percepção desde os detalhes de acabamento até o desempenho. Apesar disso, não testamos as versões com motor 1.4 turbo (GTS) nem a 1.6 aspirada. Entretanto, o escolhido desta matéria é o Virtus Highline 2019 com câmbio automático.

Os atrativos internos do Volkswagen Virtus

O Volkswagen Virtus envelheceu muito bem, aqui já em seus 6 anos de vida. Isso é percebido quando dirigimos nas vias mal pavimentadas de São Paulo, sem escutar nenhum barulho de acabamento interno.

A sensação de qualidade do interior fica pelo carpete de assoalho na cor clara, bancos anatômicos, que mesclam preto e cinza, assim como o volante oferece ótimo acabamento e empunhadura, com a coluna ajustável em altura e profundidade. Além disso, o espaçoso porta-malas possui uma capacidade volumétrica de 521 litros.

Por fora, luzes de rodagem diurna em LED, belíssimas rodas de liga leve, detalhes cromados na grade dianteira e para-choque traseiro, em conjunto com as linhas bem vincadas da carroceria transmitem um visual elegante. Há uma boa altura em relação solo.

Sob o capô

O motor é o EA211 1.0 TSI Flex de até 128 cavalos a 5.000 rpm (etanol). Notem, que o Virtus automático atual rende até 116 cv utilizando o combustível vegetal. O torque de 20,4 kgfm (o mesmo para os dois combustíveis), é alcançado a 2.000 rpm.

De fato, o motor é bem responsivo com o câmbio automático de seis marchas (AQ250). Isso é percebido nas arrancadas. Na balança, o Virtus pesa 1.192 Kg, o que resulta na relação peso-potência de 9,31 Kg/cv. 

Volkswagen Virtus cinza de frente com plantas ao fundo
Volkswagen Virtus [Divulgação}

A direção assistida eletricamente coopera na dirigibilidade, enquanto os freios são a discos nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados. A versão com câmbio manual oferece engates precisos, bem como o 1.4 turbo na Exclusive deixa a sensação de sobrar motor.

Ele rende bons níveis de consumo urbano, com cerca de 8 Km/l no etanol e em torno de 11,5 Km/l na gasolina. Com um tanque de combustível de 52 litros (que no atual diminuiu para 49 litros),  a autonomia rodoviária passa dos 750 km.

Volkswagen Virtus [Divulgação}

Quanto custa?

De acordo com a tabela Fipe, na data desta matéria, um Volkswagen Virtus Highline 200 TSI 1.0 Flex Automático ano/ modelo 2019 custa R$ 78.085,00. No mercado de usados, o preço médio varia entre R$72.000,00 e R$87.000,00. 

Vale lembrar que, infelizmente, quanto mais vendido é um carro no Brasil, maiores as chances de ele ser roubado, que afeta no valor final de quem opta por fazer um seguro do mesmo.

Volkswagen Virtus Highline 2019 (divulgação)

De acordo com a Volkswagen, o preço da 4ª até a 8ª revisão do Virtus Highline, ano 2019, totaliza R$ 5.421,60, sendo as de 40 e 80 mil Km (10 mil Km a cada revisão) as mais salgadas, em R$ 1.561,68 (cada).

Conclusão 

Com um entre-eixos de 2,65 metros, o maior da categoria, e amplo espaço interno, o Virtus tem nesses quesitos vantagens para ganhar os consumidores, inclusive taxistas e motoristas de aplicativo.

A facilidade de encontrar peças de reposição, a grande rede de concessionárias espalhadas pelo Brasil e a confiança na marca contribuem para a aceitação do Volkswagen Virtus. Para quem coloca tudo na ponta do lápis, precisa de um carro prático, robusto e bom custo-benefício, o Virtus sem dúvidas é uma baita opção!

Volkswagen Virtus [Divulgação]

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