SOFIA: Decolar celebra um ano com mais de 300 mil interações mensais com sua assistente de viagens com IA

2025 Sofia e1745417211452 SOFIA: Decolar celebra um ano com mais de 300 mil interações mensais com sua assistente de viagens com IA

Mais de 80% das interações dos viajantes com a SOFIA ocorrem a partir de dispositivos móveis (Divulgação/Decolar)

A Decolar celebra um ano de lançamento da SOFIA, sua assistente virtual com uso inteligência artificial generativa, com mais de 300 mil conversas mensais. A plataforma consolidou-se como aliada estratégica na transformação da experiência de planejamento de viagens. Com dados de mais de 30 milhões de clientes, a SOFIA atua em múltiplos pontos da jornada do viajante, antecipando necessidades, automatizando etapas e oferecendo um atendimento personalizado.

“O uso da SOFIA apresenta crescimento constante, hoje na casa de dois dígitos mensais. Os usuários utilizam a ferramenta tanto para questões simples quanto para assuntos mais detalhados”, afirmou Gonzalo Estebarena, diretor de Tecnologia do Grupo Decolar. Ainda segundo o executivo, mais de 80% das interações ocorrem via dispositivos móveis. A assistente permite comunicação por voz, texto e interface visual, com catálogos, sugestões de voos e hotéis.

A Decolar foi a primeira empresa a lançar uma assistente de viagem que integra inteligência artificial generativa com uma interface visual incremental e adaptável. Em janeiro deste ano, 30% das interações foram com usuários recorrentes. Além disso, quase 50% das conversas acontecem depois de uma compra. A plataforma tem atuado com necessidades cada vez mais complexas dos usuários.

Ainda que em fase preliminar, a integração da SOFIA com o WhatsApp triplicou o índice de satisfação dos usuários – oito em cada 10 usuários que interagem com a ferramenta não requerem assistência adicional.

A tecnologia da SOFIA também está sendo implementada em parceiros, como o acordo fechado com a Karisma Hotels & Resorts, no México, onde a assistente já contribui com melhorias operacionais. Em evolução contínua, a SOFIA amplia sua atuação para cobrir ainda mais etapas da jornada do consumidor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.