“Hoje é o povo que caminha ao seu encontro”, relata moradora de Dois Irmãos sobre despedida ao papa

Eles embarcaram para a Itália com o objetivo de acompanhar a canonização de Carlo Acutis direto do Vaticano. Mas com a morte de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, na última segunda-feira (21) o grupo de representantes da editora Minha Biblioteca Católica (MBC) se deparou com um momento mais impactante do que o reconhecimento do primeiro santo católico nascido na geração millenium.

MBC_Papa_Francisco_Vaticano_Despedida | abc+



MBC_Papa_Francisco_Vaticano_Despedida

Foto: Vitória Ferreira/MBC

Moradora de Dois Irmãos, Vitória Ferreira, que atua como relações públicas do MBC, lembra com emoção ter presenciado uma das últimas aparições do papa Francisco. “Tivemos a graça de ver o papa no domingo de Páscoa, menos de 24 horas antes de sua morte, durante a missa e a bênção Urbi et Orbi. Ele passou de Papamóvel diante de nós e parou para abençoar uma criança. Foi a última bênção pública dele, e nós tivemos o privilégio de presenciar esse momento”, lembra.

Uma outra coincidência é que o grupo recebeu a informação sobre o sumo pontífice quando estava na cidade de Assis, local de nascimento de São Francisco, o santo dos pobres que justamente inspirou Bergoglio ao escolher seu nome papal. “Ficamos profundamente tristes com a notícia, mas também entendemos a simbologia de estarmos aqui, vivenciando tudo isso no coração da Igreja, e podendo testemunhar com os nossos próprios olhos a beleza de uma Igreja viva e unida em oração,” conta Vitória.

Despedida segue

Já exposto na Basílica de São Pedro, o corpo de Francisco é o que mais atrai os fiéis que buscam estar o mais próximo possível para se despedirem do papa. “As filas para entrar na Basílica e acessar o caixão são enormes e duram horas, mas tivemos a graça de conseguir passar bem perto do caixão do santo padre”, relata Vitória.

YouTube Video

Contudo, não é apenas no local onde está o caixão com o corpo do papa que é buscado pelos fiéis. Há celebrações em diversas partes do Vaticano e de Roma, a cidade que abriga o pequeno estado religioso. Mesmo com grande movimentação, Vitória conta sentir um sentimento de profundo respeito e fé nas ruas. “ O movimento continua intenso, com mais fiéis chegando para acompanhar as celebrações. Mas há algo diferente no ar, um sentimento coletivo de respeito, de despedida, de fé”, conta.

A relações públicas do MBC traça um paralelo entre a movimentação em direção a Francisco e a despedida pública do papa realizada ainda no domingo de Páscoa (20). “Na Páscoa ele foi ao encontro do povo. E, hoje, é o povo que caminha ao seu encontro.”

Legado e expectativa

Único papa não europeu e que escolheu nome de Francisco, trazendo a relação com o santo católico símbolo da simplicidade e dedicação aos pobres, o argentino Jorge Bergoglio teve justamente a busca por uma Igreja mais simples a marca de seus 12 anos de papado. Para Vitória, é justamente esta a principal característica do legado deixado pelo papa. “Papa Francisco nos ensinou a manter o coração voltado para Cristo, com esperança, simplicidade e amor. Do novo pontífice, esperamos que continue esse caminho de proximidade, escuta e misericórdia, guiando a Igreja com a mesma sabedoria e humildade.”

O grupo retorna ao Brasil na próxima quarta-feira (30), e não deve acompanhar o Conclave que vai escolher o próximo papa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.