Documentário sobre os 20 anos do Sul em Dança será lançado sábado; assista ao trailer

Uma vitrine da dança no Rio Grande do Sul, por onde durante 20 anos, passaram mais de 70 mil bailarinos. Assim é o Sul em Dança, festival que surgiu em 2003, em São Leopoldo, e que de lá para cá passou por diferentes palcos, como a Sociedade Ginástica, o Ginásio Municipal Celso Morbach e o Centro de Eventos, até deixar a cidade capilé, em 2016, para ser realizado no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo e chegar, a partir de 2017 no Teatro da Fiergs, em Porto Alegre onde ainda é realizado atualmente.

Documentário celebra os 20 anos do Sul em Dança sob o comando de Margit Kolling



Documentário celebra os 20 anos do Sul em Dança sob o comando de Margit Kolling

Foto: Divulgação

Para contar a história do festival, considerado o maior do gênero no Rio Grande do Sul e um dos maiores do Brasil, um documentário, foi produzido e será lançado neste sábado (26), às 20 horas, no Teatro Municipal de São Leopoldo.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

A ação de estreia tem entrada gratuita e contará, ainda, com uma programação especial o dia todo, com oficina de produção cultural, workshop de videodança e a palestra “Dança como referência empreendedora”, com Margit Kolling, diretora-geral do projeto.

Segundo Margit, o filme tem 38 minutos de duração, e foi gravado entre agosto de 2024 e março deste ano, trazendo relatos de bailarinos e professores que passaram pelo festival. O documentário tem produção de Luka Ibarra, da Lucida Desenvolvimento Cultural e direção de Fernando Muniz, da produtora de vídeo MOOV.art.

LEIA TAMBÉM: Dias do churrasco e do chimarrão são comemorados nesta quinta-feira no RS

A realização é do Ministério da Cultura, Prefeitura de São Leopoldo e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult). A obra foi realizada com recursos da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.

“Foi um desafio enorme resumir tantas histórias bonitas, tantos locais onde o festival já esteve. Nós tivemos que fazer um recorte bem grande para conseguir ajustar no tempo previsto, mas acredito que a gente conseguiu fazer de uma forma muito bonita”, revela Margit.

“É a história de tantas pessoas, escolas, bailarinos que começaram dançando no festival e que hoje têm suas escolas, profissionais que foram descobertos no festival e que estão atuando em outros locais. O Sul em Dança é uma vitrine da dança no Estado e contar essa história é contar também a história de todas essas pessoas que viveram durante estes 20 anos, são 70 mil bailarinos que já passaram pelo festival. De alguma forma é a história de todos eles também”, resume Margit.

PARTICIPE!: Pedágio solidário na Rua Coberta vai arrecadar ração para ONG de Esteio neste sábado

Segundo ela, após a estreia, o filme será disponibilizado no canal do festival no Youtube e será apresentado, também em todas as edições do evento.

“Fiz questão de fazer a estreia em São Leopoldo porque o festival começou aqui, queria de alguma forma honrar a nossa cidade, mostrando que o Sul em Dança nasceu aqui para valorizar a dança daqui. Um trabalho que é de São Leopoldo para todo o Rio Grande do Sul e todo o Brasil. É um orgulho imenso poder ter este documentário, esta história contada a partir de São Leopoldo”, destaca.

Sobre o Sul em Dança 

O festival completou duas décadas em 2023, sendo uma grande referência no setor cultural. Nesta trajetória envolveu mais de 70 mil bailarinos, realizou 10 mil apresentações, mais de 3 mil horas de dança, investimento de R$ 214 mil em premiações, 1.089 grupos de dança e 227 mil pessoas alcançadas.

PREVISÃO DO TEMPO: Instabilidade que atinge o Sul do Brasil vai trazer chuva para o RS?

A dança é o centro do festival, com seus diferentes estilos, como o ballet, o ballet clássico, ballet clássico de repertório, dança contemporânea, jazz e danças urbanas e reúne um corpo de jurados qualificado, composto por profissionais de todo o país, responsáveis pela avaliação, ensinamentos e orientações. A programação anual vem se intensificando com mais atividades como palestras, workshops, apresentações de bailarinos, grupos, escolas e projetos sociais.

Nova edição será em maio 

 Em 2024, o evento foi cancelado devido à enchente de maio, sendo realizada uma edição especial Kids e Teen no Teatro Feevale. Em 2025, a programação retorna para a Fiergs, de 13 a 18 de maio. “Será muito especial e significativa essa retomada. Tivemos muitas pessoas e escolas muito comprometidas com a enchente. É uma retomada, é um pisar num palco para muitos depois de tudo o que se passou e estarmos todos na Fiergs é bem representativo. É sobre resistir e seguir, ir em frente, superando todos os desafios”, avalia Margit .

Programação de lançamento do documentário em São Leopoldo neste sábado (26)

9h30 às 12h30 – Oficina de Produção Cultural com Luka Ibarra. Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-producao-cultural-elaboracao-de-projetos/2914030?referrer=linktr.ee

14h às 17h – Workshop de Videodança com Fernando Muniz. Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-de-videodanca/2914086?referrer=linktr.ee

19h – Palestra “Dança como Referência Empreendedora”, com Margit Kolling

20h – Estreia do Documentário Sul em Dança 20 anos. Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/documentario-sul-em-danca-20-anos-com-abertura-de-margit-kolling/2915018?referrer=linktr.ee

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.