Exposição abre 13ª edição da Semana da Dança de Canoas

Fotos, figurinos icônicos, recortes de jornal, medalhas e troféus compõem a exposição Travessias, aberta nesta quinta-feira (24) junto com a 13ª Semana da Dança de Canoas. Cada estúdio teve o seu lugar no Espaço Cultural do Canoas Shopping, no Centro, para contar um pouco da sua trajetória. A exposição e toda a programação do evento seguem até terça-feira (29). 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Exposição Travessias - 13ª Semana da Dança de Canoas - Espaço Cultural Canoas Shopping



Exposição Travessias – 13ª Semana da Dança de Canoas – Espaço Cultural Canoas Shopping

Foto: Nicole Goulart/Especial

Para a coordenadora do Colegiado Setorial da Dança de Canoas, Norelle Pereira, cada item exposto ajuda a mostrar a contribuição de cada estúdio para o que é a dança no município atualmente. “A Semana da Dança é uma construção da arte na cidade. Percebemos que as escolas mais antigas precisavam ter esse momento. Mostrar esse história viva”, destaca. 

Ao todo, são oito espaços e artistas expostos: Art e Dança – Canoas, Rondon Grupo de Dança, Canoas Coletivo de Dança, Grazi Silveira Dança Flamenca, KS Urban, Hip Rockers e Elos, Ballet Erenita e Studio Spasso. Este último foi fundado pela Margô Taube, em 1982, e segue em atividade. 

“Essa exposição é muito importante. Está mostrando todo o nosso caminho, nossa luta, e temos pessoas de todas as linguagens. Me sinto muito honrada de estar no meio. É uma exposição para recordámos histórias marcantes. É importante para nós da dança”, afirma a professora. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

A abertura foi acompanhada pelos alunos do grupo de dança da Associação Pestalozzi, criado em 2023, que aprenderam num pouco mais sobre cada escola que atua na cidade. “Eu achei tudo legal. Os figurinos, os troféus e as fotos também”, conta o estudante Michael Pinheiro, 15 anos. 

De acordo com a professora Monick Solano, que treina os alunos no hip-hop e ballet, a exposição é uma oportunidade dos jovens conhecerem mais sobre a dança. Além disso, o grupo deve conhecer a escola da Margô me breve. “Nem todas as atividades da Semana da Dança eles podem participar por causa do horário. Então, estamos pensando em ir no estúdio para ter essa vivência que também é importante para eles”, comenta. 

Evento chega a 13ª edição

Para estar mais um ano em atividade é preciso se renovar, como observa a coordenadora do colegiado. A apresentação na estação de trem representa essa busca pelo novo. “Temos a parceria com o Trensurb há um tempo, mas queríamos algo diferente. E o trem nos atravessa, divide a cidade, e precisamos que esse caminho seja preenchido.”

Marcado para a próxima segunda-feira (28), um grupo de bailarinos vai passar de estação em estação dançando, a partir das 7 horas. “Gostamos do horário da manhã exatamente para tocar as pessoas, renovar suas energias. É preciso continuar se renovando, trazendo coisas novas, permanecer relevante e preencher os espaços com cultura. Canoas vive um momento econômico e político tenso e ainda tem toda a questão da enchente. Então, a semana é uma oportunidade de respirar. É uma resistência”, reforça Norelle. 

A Semana da Dança de Canoas é realizada pelo Colegiado Setorial da Dança de Canoas e tem o apoio do Sesc Canoas, Canoas Shopping e Trensurb.

Confira a programação 

Quinta-feira (24)

10 às 22 horas – Exposição: Travessia da Dança em Canoas no Espaço Cultural Canoas Shopping

19h30 – Mostra Estudantil e de Projetos Sociais no Teatro do Sesc Canoas

Sexta-feira (25)

10 às 22 horas – Exposição: Travessia da Dança em Canoas no Espaço Cultural Canoas Shopping

19h30 – Mostra de Dança no Teatro do Sesc Canoas

Sábado (26)

9h30 – Oficina: Tribal Fusion com Bruna Gomes no Teatro do Sesc Canoas

10 às 22 horas – Exposição: Travessia da Dança em Canoas no Espaço Cultural Canoas Shopping

11h30 – Oficina: Hip-hop Dance com Bárbara Brum no Teatro do Sesc Canoas
19h30 – Mostra de Dança no Teatro do Sesc Canoas

Domingo (27)

9h30 – Oficina: Dança Experimental com Nicolas Velleda no Teatro do Sesc Canoas
11h30 – Oficina: Introdução ao Contato- Improvisação com Alexandra de Castilhos no Teatro do Sesc Canoas

14 horas – Mostra na Praça Alziro de Andrade, Canoas Shopping
14 às 20 horas – Exposição: Travessia da Dança em Canoas no Espaço Cultural Canoas Shopping
17 horas – Mostra na Praça Alziro de Andrade, Canoas Shopping

Segunda-feira (28)

7 horas – Mostra no Trem nas Estações: Petrobras, São Luís/Ulbra, Mathias Velho, Canoas/Unilasalle, Fátima e Niterói/Uniritter.

10 às 22 horas – Exposição: Travessia da Dança em Canoas no Espaço Cultural Canoas Shopping

Terça-feira (29)

10 às 22 horas – Exposição: Travessia da Dança em Canoas no Espaço Cultural Canoas Shopping

20 horas – Celebração de Encerramento no Teatro do Sesc Canoas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.