Rio e Niterói lançam oficialmente candidatura ao Pan-2031 nesta sexta-feira (25)

Ponte Rio e Niterói lançam oficialmente candidatura ao Pan-2031 nesta sexta-feira (25)

A candidatura vai entregar o dossiê à Panam Sports até o fim deste mês (Reprodução/EcoRodovias)

Na manhã de hoje (25), as cidades do Rio e Niterói apresentaram a logo da candidatura conjunta para a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031, cujo dossiê será entregue à Panam Sports até o fim deste mês. A escolha será em agosto e Rio/Niterói tem Assunção, no Paraguai, como adversária.

A cerimônia aconteceu no Ginásio Isabel Salgado, no Parque Olímpico. Presidentes de diversas confederações filiadas ao COB acompanharam a divulgação. Estiveram presentes no lançamento Eduardo Paes, prefeito do Rio, Rodrigo Neves, de Niterói, Marco La Porta, presidente do COB, e Yane Marques, vice-presidente do COB.

“Estamos muito confiantes. Vamos trabalhar juntos aos outros comitês olímpicos, mostrar o trabalho do Brasil. Essa candidatura aos Jogos Pan-Americanos, com certeza, vai alavancar o fomento à prática esportiva. Rio e Niterói vão ganhar muito, e o movimento olímpico vai entrar nessa empreitada. Vamos juntos buscar essa vitória contra o Paraguai”, disse Marco La Porta.

Rodrigo Neves apontou que serão feitos cinco unidades do GEO (Ginásio Educacional Olímpico) em Niterói — o projeto já existe no Rio desde os Jogos Olímpicos. O prefeito também indicou que, no dia 12 de maio, será lançado o Time Rio/Niterói.

“Tenho certeza que vamos vencer e isso vai criar uma outra dinâmica na região metropolitana do Rio, um legado de infraestrutura urbana, esporte e mobilidade. No dia 12 de maior vamos lançar o Time Rio/Niterói, em parceria com o COB, que é um forte programa de apoio aos atletas”, disse Rodrigo Neves.

O prefeito Eduardo Paes fez uma apresentação sobre o legado olímpicos aos presidentes de confederações e, após os breves discursos de Marco La Porta e Rodrigo Neves, guiou os mandatários a conhecer o Museu Olímpico, que ainda será inaugurado.

Logo da candidatura 

Os nomes das cidades estão ligados por uma ponte, menção à Ponte Rio-Niterói. A imagem é a de um sol com raios em diversas cores.

“As cores quentes — tons de laranja e amarelo — representam Niterói, cidade do sol poente, da cultura vibrante e do horizonte aberto. Já os tons de azul remetem ao Rio de Janeiro, com seu mar, seu céu e sua alma pulsante”, consta em trecho de documento divulgado pela prefeitura do Rio.

*com informações UOL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.