Ex-presidente da Beija-flor assume vaga de Chiquinho Brazão na Câmara

O empresário e advogado Ricardo Abrão (União Brasil-RJ) tomou posse como deputado federal após a cassação do mandato de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). A decisão foi oficializada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nessa quinta-feira (24/4), com base na ausência prolongada de Brazão às sessões parlamentares.

Natural de Nilópolis (RJ), Ricardo é filho do ex-prefeito da cidade, Farid Abrão David, que presidiu a escola de samba Beija-Flor. Farid morreu em 2020, vítima da Covid-19. O novo deputado também já presidiu a escola, entre 2017 e 2021.

Ricardo Abrão tem ainda vínculos familiares com figuras conhecidas do cenário político e social do Rio. Ele é sobrinho de Anísio Abraão David, nome historicamente associado ao jogo do bicho e que já foi alvo de investigações da Polícia Federal, como nas operações Furacão 2 e Dedo de Deus.

Cassação de Chiquinho Brazão

Chiquinho Brazão está preso desde março de 2024, acusado de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018. No último dia 11 abril, ele foi transferido para prisão domiciliar no Rio de Janeiro, sob monitoramento eletrônico, mas continuou afastado das atividades legislativas.

Assim, a Câmara considerou que ele violou o artigo 55 da Constituição Federal, que trata da perda de mandato por faltas não justificadas. A cassação foi determinada diretamente pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com apoio da maioria da Mesa Diretora.

Entre os integrantes da direção da casa, apenas o 2º vice-presidente, Elmar Nascimento (União-BA), não assinou o ato. Embora também houvesse um processo no Conselho de Ética por quebra de decoro, ele deverá ser arquivado por perda de objeto.

Novo ocupante da vaga

Com a saída de Brazão, Ricardo Abrão assume a cadeira por ser o primeiro suplente do União Brasil na eleição de 2022. Ele recebeu 43.219 votos, enquanto Brazão, que ficou com a vaga titular, obteve 77.367 votos, sendo o 24º mais votado do Rio de Janeiro.

Ricardo Abrão já havia atuado brevemente como deputado federal no início do governo Lula, quando assumiu o posto durante a licença da deputada Daniela Carneiro, que comandou o Ministério do Turismo.

Antes de voltar à Câmara, Abrão exercia o cargo de secretário de Ação Comunitária da Prefeitura do Rio, função que também era ocupada anteriormente por Chiquinho Brazão. A substituição aconteceu no fim de janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.