Despedida a Odiles Bernadethe Soldatelli Rossetto

Na manhã deste domingo (27), no Cemitério Ecumênico Cristo Rei, em São Leopoldo, ocorreu o funeral de Odiles Bernadethe Soldatelli Rossetto, mãe de Rafael, Raquel, Gabriel e Miguel Rosseto, deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), viúva de Darci José Rossetto. Dona Bernadethe, como era mais conhecida, faleceu no sábado (26), aos 92 anos (completaria 93 em 19 de julho).

Odiles Bernadethe Soldatelli Rossetto ao centro (junto com os filhos), em foto de família divulgada em julho de 2013, no seu aniversário de 80 anos



Odiles Bernadethe Soldatelli Rossetto ao centro (junto com os filhos), em foto de família divulgada em julho de 2013, no seu aniversário de 80 anos

Foto: Reprodução

Natural de Vacaria, adotou São Leopoldo como a sua cidade natal desde 1955, recebendo, em 2022, aos 90 anos, o título Cidadã Leopoldense, quando declarou: “São Leopoldo é a cidade que me acolheu, onde formei a minha família, criei meus filhos e onde pude contribuir de forma solidária para um futuro de melhor de muitas pessoas, tanto na educação, como no trabalho social”.

Professora e integrante e pioneira em projetos sociais, em ações voluntárias com meninos e meninas de rua que gerou no final dos anos 1950 o trabalho do Centro Medianeira (com o também falecido leopoldense Guerino Roso), dona Bernadethe teve uma trajetória ativa na cidade.

Segundo o documento da concessão do título de Cidadão Leopoldense, divulgado em 2022 pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo, atuou por 22 anos na Escola Estadual Caldre Fião, no bairro Fião; foi voluntária em serviços sociais voluntários e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, fez parte do Rotary, foi associada da Sociedade Orpheu e do Clube Esportivo Aimoré, e fundou, em 1997, ao lado do marido, a Societá Italiana Giusepe Verdi. Também foi presidente da Casa da Amizade, entidade sem fins lucrativos que atende as pessoas socialmente vulneráveis.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.