Queda nos preços faz produtores de soja adiarem vendas

safra 2024/25 de soja na Bahia pode ter recorde de produtividade
Imagem: Guilherme Soares/ Canal Rural BA

A última semana foi de queda para os preços da soja de acordo com os levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A pressão veio devido a uma menor liquidez e ao avanço da colheita no Brasil e na Argentina.

Ainda de acordo com o Centro de Estudos, as variações positivas tanto no preço FOB quanto nos prêmios de exportação não foram suficientes para manter os preços domésticos da soja estáveis. 

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Outro fator que limitou os negócios envolvendo a oleaginosa na última semana foi a queda de mais de 3% do dólar. Essa retração na moeda afastou parte dos sojicultores brasileiros do mercado spot nacional.

Os pesquisadores do Cepea explicam essa cautela dos vendedores, que estão apostando em uma recuperação nos preços nas próximas semanas. O que alimenta essa esperança é a possibilidade do aumento das exportações de soja para a China.

Dessa forma, a maior disponibilidade no estoque nacional do grão, proveniente do aumento na safra 2024/25, pode facilitar  o escoamento do produto para a Ásia, em um cenário onde a guerra comercial com os Estados Unidos se prolongue.

*Sob supervisão de Thiago Dantas

O post Queda nos preços faz produtores de soja adiarem vendas apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.