“Fenômeno raro”: empresa desmente causa de apagão na Europa

A empresa de fornecimento de energia elétrica REN, de Portugal, afirmou, nesta segunda-feira (28/4), que não procede a informação de que o apagão que afetou o país teria relação com um fenômeno atmosférico raro que teria levado a uma falha na rede elétrica na rede espanhola.

Parte da Europa passa por um apagão de grandes proporcões. O problema começou por volta do meio-dia no horário local, início da manhã no Brasil. Por causa disto, há problemas nos transportes, como serviços de metrô sem funcionar. Há localidades nas quais os supermercados foram fechados por dificuldade nas operações.


O que se sabe até agora

  • Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral nesta segunda-feira (28/4), desde as 12h30 no horário local (por volta das 7h30 no horário de Brasília). Partes da França foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
  • A falta de energia afeta trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países.
  • Inicialmente, autoridades portuguesas haviam relacionado o apagão a um ciberataque, o que foi desmentido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
  • Ao jornal norte-americano The New York Times, o porta-voz da REN, Bruno Silva, afirmou que a informação falsa causou “dor de cabeça” à empresa.

A informação do “fenômeno raro” se espalhou com a divulgação errônea da agência de notícias Reuters. A agência afirmou que teria tido acesso a uma informação por meio de uma fonte da própria empresa de energia e, mais tarde, apagou o texto de seu site.

A empresa de energia sustenta que trabalha para “equilibrar os fluxos elétricos internacionais”. No entanto, ainda não foi esclarecido o motivo da falha no fornecimento.

No início da tarde no Brasil, a energia elétrica foi parcialmente restaurada em algumas áreas da Espanha, segundo informado pela operadora de energia elétrica do país, Red Eléctrica, e de Portugal.

“A tensão já foi restaurada em subestações em diversas áreas no norte, sul e oeste da península”, informou a empresa em um comunicado. “Continuamos trabalhando com todos os recursos para restabelecer a energia o mais rápido possível em todo o território. O principal objetivo dos trabalhos de restauração nesta fase é restabelecer a energia para as unidades geradoras.”

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.